Irmãos indígenas: os primeiros habitantes do Brasil

povos indígenas

Ao chegarem ao Brasil, os portugueses encontraram um território já povoado pelos índios. A sobrevivência dos povos indígenas, com todo o conhecimento ancestral que trazem até os dias de hoje, possui uma enorme importância na manutenção de nossos recursos naturais.

A Amazônia corresponde a uma das maiores regiões da Terra com reconhecido potencial de bens como alumínio, cobre, cromo, diamante, estanho, ferro, fosfato, manganês, nióbio, níquel, titânio, ouro, paládio, platina, prata, ródio, tântalo, terras-raras, tungstênio, urânio, zinco e zircônio.

O setor mineral brasileiro é de suma importância, seja no contexto econômico, como também social, uma vez que gera milhares de empregos diretos e indiretos. Porém, é fundamental que toda essa exploração tenha regras, provenientes de estudos idôneos, que levem em consideração não só os interesses empresariais mas também, os interesses nacionais a longo prazo.

A Amazônia se destaca também por abrigar a maior bacia hidrográfica do planeta em volume e extensão, além de ser a maior floresta tropical do mundo e o maior bioma brasileiro, acumulando o maior número de espécies endêmicas -mais de 8 mil espécies, entre animais e vegetais são exclusivas desse ambiente e incapazes de se adaptar em outro local: 60% de suas árvores, cerca de 40% dos mamíferos, sendo 15% compostos por primatas. Há ainda 183 tipos de anfíbios considerados endêmicos, além de 160 tipos de aves.

Direito à terra e o dever de preservar a cultura dos povos indígenas

E o índio, nisso tudo? Bem, os índios tem a sabedoria ancestral da vida com a natureza e, consequentemente, a preservação dos recursos naturais, dos quais têm se servido com toda a responsabilidade e com quem precisamos aprender muito!

A maioria de suas terras estão situadas em áreas cobiçadas, seja pela madeira, pelo minério ou ainda, pela especulação imobiliária, o que os coloca vulneráveis, sem a devida proteção do Governo Federal. Embora, no dia 13 de setembro de 2007 a ONU tenha aprovado a Declaração das Nações Unidas Sobre Direitos dos Povos Indígenas, garantindo o direito à terra, território, bens naturais e o direito à cultura e crença de cada etnia, ainda temos assistido, incrédulos, à enormes retrocessos. Uma triste coincidência!

“A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância” Gandhi

A mobilização pelo progresso consciente, exploração regulamentada e fiscalizada das nossas riquezas e o investimento em pesquisa de ponta na Amazônia, é o que buscamos com a campanha #todospelaamazonia.

Quando tiverem 18 minutos, assistam o GregNews sobre Amazônia!

A mobilização de todos é extremamente importante, uma vez que ainda existem muitas pessoas contra a Amazônia. Fiquemos vigilantes, de plantão e pressionando, porque a luta ainda não acabou. Hoje, mais do que nunca, somos todos pela Amazônia. Acesse o site, assine a petição e espalhe essa atitude tudo de Bemglô!

Beijos,

 

 

 

 

 

Cama De Gato - Crafta

Cama De Gato – Crafta

Comprar


Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *