Kefir: os benefícios de cultivá-lo em casa

Kefir

Kefir é uma colônia de microrganismos probióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas. São grãozinhos que, com cuidado suave podem ser reciclados infinitas vezes. Existem duas variedades de grãos de kefir: o de água- que tem uma cor amarelada cristal- e de kefir de leite -que tem uma aparência cremosa tipo couve-flor branca e tem o tamanho de grãos de trigo.

Probióticos como o kefir ajudam a restaurar o balanço das bactérias “do bem” do nosso intestino e por séculos tem sido utilizado na medicina popular europeia e asiática devido suas propriedades nutritivas. Além disso, o seu consumo ajuda no emagrecimento, por proporcionar saciedade e diminuir a ingestão de alimentos. Outro lado positivo desse microrganismo é que você pode bebê-lo todos os dias! A recomendação é 250ml diários, mas no começo você pode experimentá-lo a cada dois dias e aumentar lentamente até chegar a 250ml por dia. A seguir aprenda como cultivá-los em casa!

Kefir de água x Kefir de leite

É importante ter em mente que o kefir de água e de leite, apesar de possuírem um modo muito parecido de “produção”, são colônias diferentes. Você não pode pegar, por exemplo, um Kefir de água e colocar imerso em leite, porque senão eles morrem.

Kefir de água

Além de ser mais barato (você só precisa de água e açúcar para prepará-lo), é uma escolha perfeita para aqueles que querem evitar laticínios. É também uma bebida mais leve, facilitando sua ingestão em grandes quantidades. Isso é ótimo, especialmente em dias quentes, para hidratar.

Ele deve ser feito como a água filtrada. Nunca use água da torneira, pois ela contém produtos químicos cloro e flúor) que podem destruí-lo.

Coloque-o em um recipiente de vidro e dissolva em um copo separado 2 colheres de sopa (média estimada) de açúcar mascavo em um copo de aproximadamente 250-300 ml de água. Após dissolver o açúcar na água, coloque a mistura no vidro em que está o kefir. Deve haver, pelo menos, uns 3 dedos de água acima do kefir.

O vidro não deve ser tampado, o indicado é que se coloque um pano por cima da abertura para deixá-lo “respirando”, somente prendendo o pano (ou guardanapo) com um elástico. Coloque-o dentro de um armário ou algum outro lugar quentinho da sua casa: eles gostam de temperaturas entre 20 e 25 graus!

Deixe fermentar por 24 horas. Escorra o líquido no coador e seu kefir está pronto. É importante que você não esqueça de coá-lo porque eles precisam da reposição do açúcar para continuar vivendo. Não tem problema, por exemplo, que ele fique 36 horas fermentando. A única coisa que pode acontecer é ele ficar um pouquinho mais ácido, mas ainda assim não terá um gosto ruim e você poderá tomar sem problemas.

Kefir de leite

O leite de vaca é o mais utilizado, mas pode ser feito com outros leites como o de cabra, búfala, camelas e ovelhas. Isso não quer dizer que você não possa usar os leites pasteurizados ou outros. Os produtos não-lácteos também podem ser utilizados, como o leite de coco, soja e amêndoas, porém o resultado final pode variar e os nutrientes também.

Adicione os grãos ao leite. A medida, normalmente, é de 500ml de leite para uma colher de sopa de grãos, dependendo da fermentação desejada. Espere as 24 horas e depois coe-os. O leite, após essa fermentação, está pronto para ser consumido.

Devido ao processo de fermentação, o kefir possui um sabor ácido e é uma bebida levemente gaseificada, principalmente pela produção de lactato/acetato e gás carbônico.

 

Se você for viajar, pode colocá-los na geladeira. O frio interrompe o processo de fermentação. Mas não deixe muito tempo, senão eles podem morrer.

Para conseguir os grãos, seja de água ou leite, procure comunidades nas redes sociais. Como eles se reproduzem muito rápido, é fácil encontrar pessoas querendo doar uma parte dos seus, assim criando uma rede enorme engajada nessa prática super saudável!

Post elaborado com a ajuda da Nutricionista Vívian Machado.

Avental Preto Ecopet Laranja Carmen Miranda - Rede Asta

Avental Preto Ecopet Laranja Carmen Miranda – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *