Leite de coco caseiro e vegano

leite de coco caseiro

O coco tem muitos benefícios para nossa saúde. Propriedades bactericidas, anti-fúngicas, antioxidantes, é rico em gorduras boas e ajuda a proteger o fígado! A receita de leite de coco de hoje é muito saborosa. Você pode tomar pura, quentinha, com café ou cacau, com vitaminas e também pode ser usada em receitas doces e salgadas.

Este leite de coco tem o sabor mais suave e é mais fino do que o comprado pronto, pois não tem os espessantes. Isso o torna uma alternativa extremamente saudável, além de deliciosa!

Ingredientes

1 coco seco (2 xícaras e meia de coco picado ou cerca de 250g)

3 xícaras (de chá) de água quente (cerca de 720ml ou mais se preferir mais fino)

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 240ºC, retire toda a água de um coco seco, coloque ele em uma assadeira e leve para assar por 15 minutos ou até ficar bem rachado. É importante tirar toda a água para não se queimar depois.

Espere ficar morno e dê leves marteladinhas para ajudar a quebrar o restante que faltou. Separe a casca da polpa com o auxílio de uma faca sem ponta. Pique esta polpa em pedaços menores.

Em um liquidificador, coloque esta polpa de coco, adicione a água quente e bata por 3 minutos. Se o seu liquidificador for pequeno, divida em duas partes.

Espere ficar morno para não se queimar e em seguida coe com o auxílio de um pano limpo ou peneira bem fina.

Depois é só se servir e aproveitar!

Algumas dicas para o preparo do leite de coco caseiro

Guarde na geladeira em uma vasilha de vidro esterilizada, bem fechado, por até 5 dias. O leite vai se dividir em duas partes, uma mais firme e gordurosa, que é a gordura do coco. A outra parte, é mais aguada. Para usar o leite é só misturar em temperatura ambiente ou aquecer, que os pedaços vão se misturar ao leite.

Você pode, também, adicionar essência de baunilha ou tâmaras para dar mais sabor ao seu leite.

Se desejar que ele fique mais concentrado, mantenha o uso de apenas 3 xícaras de água. Porém, se preferir ele menos concentrado, pode-se adicionar mais água.

Se preferir um leite mais branco, retire a parte marrom do coco. Ela não atrapalha no sabor e em nada, mas deixa o leite um pouco mais escurinho. Dá um pouco de trabalho de tirar, por isso deixo.

Além do leite de coco, ao fazer esta receita você também terá coco ralado! Para aumentar a durabilidade dele, seque no forno ou fogão. Se quiser secar no forno, espalhe tudo sobre uma assadeira antiaderente e leve pra secar em forno pré-aquecido a 210ºC por cerca de 40 minutos, mexendo de dez em dez minutos. Ele estará bom quando não grudar nos dedos.

Na frigideira é mais rápido, em uns 20 minutos ele já estará bom. Coloque o coco em uma frigideira antiaderente em fogo baixo e mexa sempre, até ficar sequinho. Se deixar mais tempo vai obter coco queimado, que também pode ser usado em diversas receitas. Espere esfriar e guarde em um potinho fechado.

Com estes resíduos que sobraram você pode fazer diversas receitas, como o beijinho, usar em bolos, doces e onde mais o seu livro de receitas permitir! Se você quiser este coco mais fininho, para virar uma farinha de coco, é só bater- depois que secar- em um processador ou liquidificador até ficar mais fino.

Conjunto Jogo Americano Fuxico - Rede Asta

Conjunto Jogo Americano Fuxico – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *