Leitor amigo do planeta: dicas de livros sobre sustentabilidade

leitor

No próximo domingo, dia 23, é o Dia Mundial do Livro. Pensando nesta data, selecionamos cinco livros pra lá de interessantes sobre sustentabilidade, tema que amamos e achamos super válido saber mais. Se você é um leitor sedento por conhecimento, aproveite o post e confira as dicas.

Livros para um leitor antenado no futuro do meio ambiente

Educação e sustentabilidade, de Maria Alice Ictubal

A crise vivenciada pela sociedade contemporânea é, para muitos, uma crise civilizatória que exige soluções urgentes diante das agressões à natureza provocadas pelo desenvolvimento do mundo moderno. É visível a necessidade de impor limites a esse crescimento que tem afetado tanto a preservação do planeta Terra. É necessário um novo modo de pensar que seja mais inclusivo e cooperativo, tendo a sustentabilidade como eixo de atuação, respeitando distintas realidades, contextos e níveis de desenvolvimento, de modo a estimular a análise do que conservar e do que renovar.

O Manual do arquiteto descalço, de Johan Van Lengen.

Neste livro, o leitor encontra explicações sobre Bioarquitetura, um conceito que une ecologia, arquitetura e urbanismo. Durante a leitura, o autor revela técnicas e maneiras de construção em harmonia com a natureza e os seus recursos, promovendo o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento. Além disso, o autor propõe explicações surpreendentes sobre contextos climáticos, formas e materiais que capacitam soluções sobre energia, água e saneamento que ajudam na obra.

Pegada ecológica, de Genebaldo Freire Dias

O livro mostra o impacto humano na natureza, incluindo quanta terra e água são utilizadas para produzir tudo o que uma pessoa consome, seja alimento, energia, meios de transporte, vestuário e outros bens materiais ou intangíveis que sustentam um determinado estilo de vida.

Lixo: cenários e desafios, de Maurício Waldman

Esse livro reúne soluções para repensar criativamente a questão dos resíduos sólidos e propõe alternativas para um mundo sustentável. Discutindo os aspectos de um tema que interessa a todos os membros da sociedade contemporânea, a obra problematiza o tema, relacionando-o com as ciências da sociedade.

Mobilidade urbana e meio ambiente, de Eduardo Alcântara de Vasconcellos

Este livro reúne informações que envolvem a mobilidade urbana: a forma como funcionam as cidades, o modo como as pessoas organizam seus deslocamentos e que recursos são consumidos na mobilidade. Além disso, o autor também aponta sugestões de medidas para melhorar o trânsito, o transporte público e também para a redução dos impactos no meio ambiente.

Boa leitura!

A alquimia dos sabores

A alquimia dos sabores

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *