Livros e sustentabilidade: praticando a leitura sustentável

Livros e sustentabilidade

Algumas pesquisas realizadas por editoras, jornais e organizações mostraram que tanto e-books quanto os livros impressos podem causar impacto ao meio ambiente, de uma maneira ou de outra. Então, como praticar um hábito de leitura sustentável?

Tanto para se produzir livros de papel quanto os digitais, as fábricas precisam de matéria-prima, energia e transporte. É preciso pensar em todo o processo, toda a cadeia produtiva, não apenas no resultado.

Porém, ao contrário do que parece, os livros impressos ainda são mais sustentáveis do que os virtuais. Para lermos um livro digital é preciso uma plataforma digital: computadores, celulares, smartphones, tablets ou o e-reader, criado especificamente para guardar os livros em formato digital. É aí que se encontra o perigo.

Depois de pronto, o e-reader pode evitar o corte de muitas árvores, mas o processo de produção causa mais impacto no meio ambiente do que produzir um livro. Esse processo envolve as peças viajarem entre países até se juntarem, depois viajam um pouco mais até chegarem a todos os países que vão vender o aparelho, fora toda a energia e matéria-prima que são utilizadas na produção.

E como todo aparelho eletrônico, o e-book precisa ser recarregado frequentemente, gastando ainda mais energia.

Já a produção de livros fica concentrada em um país só. Precisa das mesmas coisas do outro: matéria-prima, energia e transporte, mas numa escala bem menor.

Livros digitais e físicos: Praticando a leitura sustentável

A leitura sustentável é uma forma de consumo consciente: adquirir conhecimento e informação gerando o mínimo de impacto possível na natureza. Como uma grande parte da população tem acesso ao computador, ou pelo menos acesso à rede (através de celulares, tablets…), não é necessário comprar um e-reader.

Para poder ler os seus livros, basta começar a comprar e baixar os e-books na internet direto no seu computador ou celular. Uma dica interessante para não cansar os olhos é inverter as cores na página, colocando o fundo em preto e as letras em branco.

Além disso, existem os Sebos, que disponibilizam uma enormidade de títulos por preços mais acessíveis. Além de impedir que árvores se tornem papéis, você pratica o consumo consciente e ainda economiza!

Se você tiver um grupo de amigos ou familiares que tenham gostos parecidos, vocês podem escolher títulos que se interessam e comprar um único exemplar para revezar entre si. Se apenas um comprar e for emprestando aos outros, bens naturais serão poupados e a natureza agradecerá!

Livro 40 Anos de Gloria

Livro 40 Anos de Gloria

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *