Lixo zero: ações sustentáveis que cuidam do nosso planeta

Lixo Zero

O que você faz para melhorar o mundo em que vive? Existem algumas ações que parecem pequenas, mas que se todos fizermos, faz uma diferença enorme. O conceito de Lixo Zero, por exemplo, é uma ação sustentável que merece uma atenção especial, para que juntos possamos despoluir e preservar os recursos do nosso planeta!

Se pararmos para pensar na quantidade de lixo que produzimos todos os dias, ficaremos assustados. Mas na verdade, nem tudo o que produzimos é, de fato, lixo. Além disso, existem algumas atitudes que podemos tomar que podem diminuir consideravelmente esse número de resíduos. Quer saber quais? Confira abaixo!

Como seguir a filosofia do Lixo Zero

Reorganizando o lixo

Separe o lixo em três partes: reciclável, orgânicos que vão para a compostagem, e orgânicos que precisam ir para o aterro sanitário. Está em dúvida sobre o que não é reciclável? A Comlurb explica em uma cartilha. Não sabe o que vai para a compostagem e para o aterro? A Recicloteca ensina.

Lave o material reciclável e coloque em um saco plástico transparente ou translúcido (azul e verde). Não é preciso tirar tampas ou rótulos.

Cheque se a empresa responsável pela coleta de resíduos da sua cidade faz coleta seletiva. Caso não exista na sua região, busque por cooperativas e ecopontos nos sites do Cempre, na Rota da Reciclagem ou no E-Cycle.

Compostagem em casa

Sabe aquelas sobras da cozinha de quando se prepara uma refeição? Muito melhor que jogá-las no lixo comum, é dar a esses restos uma destinação ecológica conhecida como compostagem, técnica que transforma resíduos em adubos para jardins e hortas. Já falamos sobre ela aqui!

Investindo em produtos sustentáveis

Diversas empresas atualmente criam produtos sustentáveis, que são reciclados, recicláveis e/ou promovem o consumo consciente. Seja na moda, design ou beleza, a verdade é que atualmente fica muito mais fácil investir em consumo consciente. Separamos alguns exemplos de empresas abaixo:

-Rede Asta e Crafta

Por exemplo, na Bemglô você encontra móveis da Crafta, feitos com papelão. Os móveis são idealizados para pessoas e empresas conscientes com o meio ambiente e que procuram soluções inovadoras e ecológicas para seus ambientes. Eles são práticos, funcionais, sustentáveis, além de bons de customizar e personalizar!

Além deles, contamos também com os produtos da Rede Asta, que empodera mulheres artesãs, que trabalham criando produtos que muitas vezes são feitos de materiais reciclados.

-Movimento Menos Um Lixo

Além desses exemplos, existe também o Movimento Menos Um Lixo. É um Movimento sobre consumo consciente, com dicas práticas em seu site e redes sociais. Eles também fazem palestras gratuitas em instituições públicas, com consultoria, campanhas internas, produção de conteúdo, palestras e copos personalizados para as empresas que buscam uma política consciente de seus impactos socioambientais.

Recentemente, eles lançaram o Copo Oficial do movimento, que encaixa perfeitamente no conceito de Lixo Zero. Ele é livre de BPA, metais pesados e ftalatos; feito de material reciclável, com design e produção 100% brasileiros, respeitando pessoas e meio ambiente. Além de lindo, funcional e durável! Olha só que legal:

Invista em ações sustentáveis no seu dia a dia, procurando sempre o consumo consciente e reaproveitando tudo o que a natureza nos dá, investindo no conceito do Lixo Zero. Somente assim construiremos um mundo melhor e duradouro!

 

Mesa Numerada 04 - Crafta

Mesa Numerada 04 – Crafta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *