Longevidade: alcançando-a através da simplicidade

longevidade

A velhice não tem uma idade certa para chegar e depende muito dos hábitos de cada um. Com diferentes idades chega-se à velhice, uns mais cedo, outros mais tarde. A simplicidade é uma das chaves para retardar a progressão dos processos degenerativos que, com a idade, acometem todos os órgãos e sentidos do corpo. A simplicidade ajuda a alcançar a longevidade com energia e alegria. A simplicidade não tem a ver com o dinheiro que a pessoa tem. Simplicidade é um estilo de vida geralmente inato, mas que pode ser adquirido através do aprendizado para uma evolução, que eu diria até que, espiritual.

O despojamento nos ajuda à reintegração com a natureza. Roupas caseiras, como o nome diz, devem ser vestidas assim que chegamos em casa no fim do dia. Para muitos esta é a hora de tirar o paletó, o cinto, a meia, o sapato, a maquiagem. Chegar em casa deve vir com a sensação de voltar ao ninho.

Comidas simples que nossas bisavós conheciam devem fazer parte do nosso dia a dia alimentar. Devemos fazer o movimento de adquirir menos alimentos industrializados e preparar mais alimentos na própria cozinha.

Chamo de comidas simples aquelas que não requisitam tantos ingredientes para o seu preparo. Arroz, feijão, legumes, mandioca e batatas (de qualquer tipo) assadas ou cozidas, são exemplos de comidas simples.

As vezes o complicado é o caminho inicial até simplificar a vida. Mudanças comportamentais não são fáceis até que sejam desconstruídos os caminhos que levam aos erros habituais.  Hábitos podemos adquirir ou deixar, conforme o foco, conforme o objetivo.

Atingindo a longevidade através de hábitos simples

A magnífica criação dos computadores nos abriu horizontes, mas nos tirou um tempo precioso: o do ócio. É mágico o momento de abstração que ocorre quando admiramos por exemplo, o nada. Estar com a gente mesmo passa ser raro. Joguinhos e redes sociais geram compulsão, entretêm, mas afastam as pessoas de seu íntimo, de seus pensamentos e devaneios. Sugestão: quando estiver em um transporte como passageiro, olhe a paisagem em volta. Não responda celular e nem as mensagens. Tenha isto como hábito. Só de olhar o em torno e não pensar em nada, por alguns minutos, já revigora a mente.  Aproveite o trajeto que, mesmo sendo conhecido, a cada dia traz alguma diferença no céu, na vegetação e nas pessoas que mesmo sendo as mesmas, não são as mesmas todos os dias.

Criar uma rotina saudável em relação aos horários de estudar, trabalhar, exercitar, dormir, acordar e fazer as refeições, conduz à longevidade.

A atividade física deve ser prazerosa porque a vida deve ser prazerosa. Quando a vida não é prazerosa, a pessoa vai ficando amarga. E a amargura consome o corpo, destrói o colágeno, acelera o surgimento de rugas.

Pisar sobre a madeira ou sobre a pedra, terra ou areia, nos ajuda na conexão com os elementos da natureza. Descarrega os excessos e nos recarrega em energia.

Sempre que puder diga a verdade. Mentiras não são simples. Complicam a vida. Mentiras tensionam o corpo. Já a verdade flui, pode machucar, mas alivia.

Ver a alegria no cotidiano é uma dádiva. Solte o riso, expire o ar preso. Isto é simples.

Seja feliz. Simplesmente.

Camiseta Feminina Eu Não Sou Capaz de Opinar Bemglô

Camiseta Feminina Eu Não Sou Capaz de Opinar Bemglô

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *