Lugares históricos no Brasil para um passeio cultural

Lugares históricos

Ver de perto o local onde fatos importantes para a humanidade aconteceram pode ser bastante emocionante e, sem dúvida, enriquecedor. Em um dia como o de hoje, em que comemora-se a independência brasileira, é interessante trazer à tona alguns lugares históricos que tem muito o que ensinar sobre o nosso país.

A sua próxima viagem pode e deve incluir destinos como os que listaremos a seguir, que além de serem lugares lindos, estão recheados de história para nos ensinar!

Lugares históricos para se conhecer

Cidade Histórica de Ouro Preto (Minas Gerais)

A principal cidade histórica de Minas Gerais dispensa muitas apresentações. O melhor é percorrer suas ruas de pedra e admirar a arquitetura preservada, visitar museus e igrejas com seus interiores banhados a ouro. Entre uma atração e outra, pausa para uma quitanda com café fresquinho. Visite a Praça Tiradentes, a principal da cidade e que homenageia o mártir com um grande monumento. Cercada por uma arquitetura belíssima, é lá onde estão localizados o Museu da Inconfidência e de Mineralogia, o centro de informações turísticas, diversas lojas de artesanato e outras atrações.

É lá também que fica o Museu da Inconfidência (pago), construído em 1785 para servir como Casa da Câmara e cadeia. Hoje ele reúne uma valiosa coleção de objetos e manuscritos referentes à Inconfidência, além de indumentárias, mobiliário e variados objetos dos séculos XVIII e XIX. O item mais curioso é o poste onde supostamente foi pendurada a cabeça de Tiradentes.

Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo (Rio Grande do Sul)

Popularmente conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões, é o conjunto de remanescentes da antiga redução jesuítica de São Miguel Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões. Localiza-se no município de São Miguel das Missões, na região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

O sítio foi integrado ao roteiro estadual Rota Missões, sendo o mais importante monumento histórico da Região das Missões e faz parte do Circuito Internacional Integrado das Missões Jesuíticas dos Guarani, declarado pela UNESCO uma das quatro rotas de turismo cultural internacional mais importantes do mundo.

As estradas nessa parte do Estado são lindas. O visual é deslumbrante. É preciso ter cuidado para não se distrair na direção ao contemplar aquele enorme terreno ondulado com tons de verde, amarelo e marrom.

Ilha Fiscal (Rio de Janeiro)

Velha conhecida dos cariocas e principalmente daqueles que fazem diariamente o trajeto Rio x Niterói através das barcas. O castelo está sempre ali, no meio de Baía de Guanabara com sua elegância e imponência peculiares. O último baile do Império aconteceu na Ilha Fiscal, seis dias antes de ser proclamada a República. O baile tinha a intenção de estreitar os laços com o Chile, por isso foi realizado em homenagem à tripulação do couraçado chileno Almirante Cochrane e teve cerca de dois mil convidados.

O passeio para ilha começa no Espaço Cultural da Marinha, de onde se embarca na escuna Nogueira da Gama. O trajeto têm duração de dez minutos e nos dias de chuva é feito de van.

Ipiranga (São Paulo)

Você pode passear pelo bairro do Ipiranga dentro de uma antiga Jardineira Ford 1931. A viagem, organizada por um morador apaixonado pela história de seu bairro, irá conduzir os passageiros por diversos pontos turísticos, históricos e curiosos da região. O passeio tem ponto de partida e chegada diante do Aquário de São Paulo e passa por diversos pontos turísticos como o Instituto Padre Chico, o Memorial Santa Paulina, o Museu Paulista (ou Museu do Ipiranga) e o Museu do Conde José Vicente de Azevedo. Além de ser uma boa opção de diversão para ir com toda a família, o passeio também irá apresentar um pouco mais sobre este bairro que é um dos lugares históricos brasileiros cuja importância é de grande valor para todo o país, já que o Ipiranga é o berço da Independência do Brasil.

Ímã Tiradentes de Jorge Sato - Compota

Ímã Tiradentes de Jorge Sato – Compota

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *