Manchas na pele: como driblar este problema de uma forma menos nociva

manchas

Existe uma substância muito utilizada no combate às manchas de pele, chamada hidroquinona, ela é proibida na Europa e possui restrições nos Estados Unidos, pois é nociva e causa irritações na pele.

Pensando nisso, a gente trouxe algumas possíveis substituições para você tratar esse problema chato de um jeito mais natural.

Depois de muito sol tomado, seja pegando praia ou andando na rua mesmo, dá para notar bem de perto algumas manchinhas que vão surgindo pelo rosto.

Até pouco tempo, era comum ir ao dermatologista e ouvir dele a recomendação do uso constante de filtro solar aliado ao tratamento com hidroquinona, substância poderosa no clareamento da pele.

O problema é que esta substância causa irritação e além disso, se utilizada em altas concentrações, pode originar dermatites de contato e outros problemas mais graves de pele. Felizmente, podemos contar com outras soluções:

Manchas, sol e idade: drible este problema

Peeling

Pode ser uma ótima solução para melhorar o tom da pele, se o procedimento for usado em conjunto com os produtos certos em casa.

Isso porque o peeling ajuda a promover a renovação celular, com a troca e a descamação das camadas superficiais da pele.

Ácidos

Esta opção é uma boa escolha porque contribui na esfoliação da pele ao eliminar manchas de todos os tipos, das mais leves às mais profundas.

O ácido kójico, por exemplo, age inibindo a tirosinase, uma enzima que transforma o aminoácido tirosina em melanina.

Outra opção é o ácido azeláico – encontrado naturalmente no trigo, na cevada, no centeio e que também pode ser obtido por meio da oxidação do óleo da planta mamona.

A substância é usada principalmente no tratamento contra a acne, mas também é indicada para clarear manchas na pele, por atuar nas células que produzem a melanina.

Extrato de alcaçuz

Proveniente da raiz da planta alcaçuz, a substância é capaz de inibir a ação da tirosinase (enzima que permite a produção de melanina), reduzindo a pigmentação e a vermelhidão provocadas pela exposição aos raios ultravioleta B (UVB).Também possui ação anti-inflamatória na pele.

Vitaminas que trabalham contra as manchas

Vitamina C

Os dermatologistas chamam a vitamina C de ácido ascórbico. Esta substância inibe a produção de melanina (pigmento responsável pelas manchas acastanhadas na pele), porém de uma forma menos eficaz que outros agentes.

A solução é utilizar a vitamina C associada a algum outro agente clareador para aumentar a eficácia.

Retinol e retinoides

Derivados da vitamina A, eles melhoram a superfície da pele porque “ajudam a dispersar os grãos de melanina, ficando mais fácil de retirar o pigmento escuro”, afirma Claudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Hospital Albert Einstein.

Além disso, os dois estimulam a produção de colágeno deixando o rosto mais firme, além de controlar a oleosidade e prevenir acne. Utilize à noite, pois apresentam grande sensibilidade à luz solar.

Microagulhamento

Entre os mais novos métodos de tratamento para rejuvenescimento da pele está o Microagulhamento, procedimento estético que oferece a oportunidade de melhorar a aparência envelhecida por meio da redução de rugas, combate à flacidez facial, melhora da textura e aumento da luminosidade.

A técnica consiste em produzir furos minúsculos na pele com o objetivo de estimular os fibroblastos, as células responsáveis pela produção de colágeno, para restaurar a pele que foi danificada. Os resultados são percebidos após dois a três meses, uma vez que o ‘amadurecimento’ do novo colágeno é um processo lento.

 

Como todo processo dermatológico é algo delicado, é importante que se consulte um médico antes de tomar decisões de qual método adotar e de que maneira conduzi-lo. Somente assim você garantirá resultados eficientes!

Lembre-se sempre também do protetor solar, que é a melhor maneira de prevenir futuras manchinhas e envelhecimento. 😉

Emulsão Suavizante Para as Mãos Bemglô 30g - Avatim

Emulsão Suavizante Para as Mãos Bemglô 30g – Avatim

Comprar

2 Comments

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *