Mindfulness: atenção plena no aqui e agora

mindfulness

Nas sociedades orientais, todos praticam a meditação desde a infância. Esta disciplina, originalmente praticada para manter a saúde física e mental através do equilíbrio espiritual, começou a ser introduzida no ocidente na década de 70. A meditação é a prática da concentração e o mindfulness, como o próprio nome sugere (mindfulness, em inglês, significa literalmente ‘mente preenchida”, ‘consciência plena’, ‘atenção plena’) é um dos muitos tipos de meditação. É a técnica científica, pura e simplesmente, sem relação com a espiritualidade.

Quantas vezes atuamos em nosso dia-a-dia, repetindo alguma ação sem estarmos totalmente envolvidos e atentos naquilo que estamos fazendo, ligados no “piloto automático”, fazendo tudo mecanicamente e perdendo a consciência do que se passa ao nosso redor?

O mindfulness é um estado mental em que a pessoa consegue autorregular a atenção, o que caracteriza uma mente consciente. Em vez de tentar lutar contra os pensamentos, recordações e sentimentos, eles são aceitos pela mente conforme se apresentam. Afinal, nossa vida acontece no presente!

Três passos para a meditação mindfulness:

1. Para começar, tente reservar 5 minutos para a prática. Usualmente o tempo em que você iria pegar aquele cafezinho, para dar uma ‘levantada’.

2. Respire. Sente-se, com sua coluna ereta, sem tensioná-la. Relaxe e respire naturalmente. Sinta a sua respiração e concentre-se nesse ritmo.  É natural sua mente vagar, com todo tipo de pensamento. Cada vez que isso ocorrer, traga sua atenção à sua respiração. São apenas pensamentos. Deixe-os ir!

3. O próximo passo é levar a consciência do “aqui-e-agora” para cada atividade do dia. Por exemplo, enquanto lava louça, como é a temperatura da água e o movimento de suas mãos; atenção ao escovar os dentes; cuidar dos animais ou da casa; no auge de algum conflito ou crise. Fique atento à respiração, ao corpo, às emoções e sensações. Isso vai ajudá-lo a ser um melhor ouvinte e a evitar dizer algo de que se arrependerá depois.

Este vídeo traz um tutorial de mindfulness guiada, para iniciantes, do Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness:

A meditação existe para podermos lidar melhor com o stress, vivendo o agora. Ela pode e deve ocorrer em qualquer momento do nosso dia em que se faça necessária.

Tirar alguns minutos para essa prática nos deixa mais concentrados, menos ansiosos, além de melhorar nossa saúde física e mental. A melhor meditação é aquela que você pratica! O ideal é experimentar algumas, para poder se aprofundar na que melhor se adequar a você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *