A moda e história das tias baianas

Moda das baianas

Quando se fala em desfile das escolas de samba no carnaval, é impossível não lembrar logo da ala das baianas. Pois se trata de um dos elementos mais importantes dentro de uma escola de samba, tendo importância tanto histórica, quanto prática no carnaval em si.

A ala das baianas é uma criação introduzida nas agremiações para homenagear as tias baianas. No início do século XX, essas senhoras – conhecidas como tias baianas – foram fundamentais para o desenvolvimento do samba. Isso se deve ao fato de que, numa época em que o samba era marginalizado e seus adeptos perseguidos pela polícia, elas abrigavam o samba e seus praticantes sob o “disfarce” de reuniões de cunho religioso.

Pensando nessa ajuda do passado, foi criada uma ala inteira com suas típicas vestes em homenagem a elas e, até hoje, essa ala é obrigatória no desfile. Além disso, as vestes em homenagem às tias também possuem o objetivo de honrar as baianas de fé, caso, por exemplo, do candomblé.

Estilo e vestes da ala das baianas

A ala das baianas, inicialmente, foi feita como homenagem àquelas que ajudaram no desenvolvimento do samba, inclusive na reprodução de suas vestes clássicas. Essas vestes compõem-se por torso, bata, pano da costa e a tradicional saia rodada. Nos dias de hoje, embora ainda consigamos ver muitas mulheres desfilando com a roupa clássica, também encontramos fantasias inusitadas e diferentes. É comum encontrarmos no meio da avenida fantasias de noiva, seres espaciais, globo terrestre e até mesmo a estátua da liberdade.

Para o carnaval de 2010, chegou a ser aprovado em plenária da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro (AESCRJ) que a ala das baianas seria um quesito para as escolas de samba dos grupos de acesso. Porém, infelizmente a ideia foi descartada.

A existência dessa ala no desfile é muito mais do que embelezar a festa em si. É prestar homenagens a essas corajosas mulheres e sua religião, tão importantes na história do nosso samba, através de muito brilho e belas roupas!

 

Bolsa Tear Tiracolo Shopping Bag Listras Étnicas - Rede Asta

Bolsa Tear Tiracolo Shopping Bag Listras Étnicas – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *