Moda, Upcycling e a dupla de estilistas Viktor & Rolf

moda

O Upcycling vem mudando o mundo da moda e outros segmentos, pois além de ser uma prática sustentável, é garantia de estilo e originalidade. Hoje, falamos sobre esta prática e sua relação com a produção de roupas e acessórios.

Segundo Marina Colerato, da plataforma que discute consumo consciente “Modefica”, “A roupa mais sustentável que existe já está pronta”. Isso quer dizer que por mais que uma marca se preocupe em utilizar, por exemplo, algodão orgânico e sua produção seja totalmente controlada, o meio ambiente vai, de alguma forma, sofrer com a extração de materiais. Logo, a opção ideal é buscar peças em brechós e participar de feiras de trocas – isto é uma forma de praticar o Upcycling.

Upcycling industrial, moda e informação

O upcycling industrial transforma resíduos descartados em novos produtos com melhor qualidade, o que é incrível, já que neste segmento o desperdício costuma ser grande.

Nesta produção, a maioria das sobras de produção em massa estão relacionadas a máxima eficiência no corte de tecidos, o que acaba utilizando até 85% do material, deixando bordas e extremidades do rolo de fora. Portanto, quando a indústria se compromete com práticas mais sustentáveis, os resultados podem ser incríveis e o meio ambiente agradece.

Um exemplo de estilistas que fazem um trabalho incrível com o Upcycling, é a dupla Viktor&Rolf. “Boulevard of Broken Dreams” é o nome da coleção Primavera/Verão 2017 de alta costura apresentado pela dupla holandesa na semana de moda de Paris. O curioso sobre sua coleção está na composição das roupas: elas foram feitas com materiais de coleções anteriores. A ideia de compor vestidos com peças diferentes de outros projetos representam fragmentos de vidas passadas.

Na temporada anterior, a dupla holandesa trabalhou com o upcycling utilizando todos os retalhos de tecidos que estavam guardados em seus arquivos e os reutilizou em uma coleção encantadora. Eles também rasgaram os vestidos de suas temporadas anteriores e os reinterpretaram em novas peças, fazendo uma forte declaração sobre sustentabilidade na moda. Tudo de Bemglô, não é?

Apesar destas mudanças que vem acontecendo aos poucos, a melhor forma de fazer moda sustentável acessível é dando informação e fazendo as pessoas entenderem. Muita gente não tem noção da quantidade de água e de energia que é necessária para produzir uma peça de roupa nova.

Para quem ainda não é adepto, vale lembrar que o Upcycling é muito vantajoso, a começar pela economia. Adquirindo um produto usado ou repaginado, você paga mais barato, ajuda alguém e ainda poupa o planeta. Ações simples que, se forem bem organizadas, salvarão vidas! 😉

Almofada Redonda Fuxicão - Rede Asta

Almofada Redonda Fuxicão – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *