Moda sustentável: pensando em um futuro melhor

Moda sustentável

O mundo da moda, com suas enormes passarelas, grifes conhecidas mundialmente e que busca sempre o consumo e o encantamento precisa de uma ressignificação. Nem sempre as empresas que nele estão inseridas se preocupam com conceitos como moda sustentável ou a importância da colaboração. Para tanto, algumas empresas vêm remoldando os seus padrões e investindo em produtos que sejam produzidos com base em preceitos como sustentabilidade social e ambiental.

Pensando nessa necessidade, um grupo de empreendedores encabeçados pelo fundador do Templo Coworking, Herman Bessler e o coordenador, autor e professor de moda André Carvalhal idealizaram um espaço de coworking que hoje se chama Malha. Junto com outros nomes da moda, como Renata Abranchs e Daniel Frazão, eles discutiram alternativas sustentáveis para o setor, buscando novas possibilidades para a moda do futuro.

O coworking é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação.

Malha: moda sustentável baseada no coworking

A Malha consiste em um galpão de coworking e cosewing (fábrica compartilhada) em São Cristóvão, RJ, de maneira que diversas marcas parceiras ocupem seu espaço promovendo não somente a interação entre os consumidores e os produtores, mas também destes com toda a cadeia produtiva. Para tanto, o espaço conta com 42 contêineres, onde encontram-se ateliês, escritórios, showrooms e pop up stores de marcas pequenas e que estão começando. Além disso, existe uma fábrica, um laboratório de inovação para experimentação tecnológica, um estúdio de fotografia e vídeo e uma escola de moda.

Todas as marcas ali estabelecidas podem compartilhar do espaço e de seus benefícios, o que torna o processo de produção mais sustentável e viável financeiramente.

André Carvalhal, cofundador da Malha, foi gerente de marketing e conteúdo da Farm por quase uma década antes de começar o projeto, escreveu um livro chamado “Moda com propósito”, em que fala mais sobre a necessidade de uma moda sustentável, chamando a atenção para a urgência de valores como sustentabilidade, comércio justo e consciência social.

A proposta da Malha é reinventar o ciclo de criação e produção da moda. Ela é a personificação do desejo de criar artigos inovadores, com estilo mas sem deixar a preocupação com o social e o ambiental de lado, promovendo o consumo consciente. Ser livre é possível. Como afirma o subtítulo do livro de André: esse é um manifesto pela grande virada no mundo fashion!

Brinco Alma Lusidia - Rede Asta

Brinco Alma Lusidia – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *