Monumento Vale dos Dinossauros na Paraíba

Vale dos dinossauros

Um dos grandes pontos turísticos do Nordeste Brasileiro se encontra na Paraíba. Compreendendo uma área de mais 1.730 km² e abrangendo aproximadamente 30 localidades no alto sertão da Paraíba, o Vale dos Dinossauros é um dos principais pontos turísticos da cidade de Sousa. Unidade de conservação no estado da Paraíba, ele é um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, contando com mais de 50 tipos de pegadas de animais pré-históricos, espalhadas por toda uma extensão de 700 Km²! Lá existem inúmeras espécies de dinossauros que viveram no sertão paraibano entre 250 e 65 milhões de anos atrás. É um lugar imperdível e que tem muito a ensinar!

Os primeiros indícios de dinossauros brasileiros foram encontrados no século XIX. Os achados mais importantes do acervo do Vale dos Dinossauros se encontram na Bacia do Rio do Peixe, município de Sousa, a 420 quilômetros de João Pessoa. Lá, é possível encontrar diversos rastros e trilhas fossilizadas de muitas espécies, de aproximadamente 120 milhões de anos atrás.

Muita história presente no Vale dos Dinossauros

Em toda a região encontram-se rastros fossilizados cujo tamanhos variam de 5 cm (de um dinossauro do tamanho de uma galinha) até 40 cm, como as pegadas de iguanodonte de 4 toneladas, 5 metros de comprimento e 3 metros de altura. A maioria das pegadas são de dinossauros carnívoros. Uma das trilhas, com 43 metros em linha reta, é considerada a mais longa que se conhece no mundo. De acordo com os paleontólogos, esses rastros têm pelo menos 143 milhões de anos, datando do Período Cretáceo.

Vale destacar também que existem, embora em menor quantidade, marcas petrificadas de gotas de chuva, plantas fósseis, ossadas parciais de animais pré-históricos e pinturas rupestres feitas por antigos habitantes. Estas últimas localizam-se no Serrote do Letreiro, em Sousa, e Serrote da Miúda, nos municípios de São Francisco e Santa Cruz.

O local é visitado todos os anos por centenas de turistas que vêm das mais variadas partes do mundo. Como é um lugar a céu aberto, não esqueça da garrafinha de água, protetor e um chapéu para levar na bolsa, para evitar Não perca a chance, visite o Vale dos Dinossauros e descubra mais sobre a história do nosso planeta!

 

Bolsa Patchwork Lona M - Rede Asta

Bolsa Patchwork Lona M – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *