Mulher e saúde: alimentos indicados no climatério e na menopausa

mulher

Com tantas fases e mudanças na vida de uma mulher, é preciso atenção e cuidados diários com a alimentação e a saúde. Para falar sobre o assunto, ninguém melhor que o Doutor João Curvo, nosso colaborador especial do blog que tira dúvidas e dá dicas sábias de alimentação.

Alimentos que beneficiam a saúde da mulher

Para a mulher que deseja retardar o seu processo natural de envelhecimento celular é indicado o consumo diário de pelo menos um prato fundo de vegetais folhosos. Uma salada crua com a combinação dos sabores amargo com doce é refrescante e reduz a ansiedade.

O sabor amargo é encontrado na rúcula, acelga, chicória, endívia, agrião e alface. O sabor doce pode vir de uma fruta ou da cenoura ou beterraba, temperada com limão e azeite. Brócolis, couve-flor, espinafre, couve e repolho, são hortaliças indicadas na prevenção do câncer de mama.

Nesta fase também é indicado comer um tipo de grão (leguminosa) como feijão, grão de bico ou lentilha, diariamente. São fontes de ferro e vitaminas do complexo B. Missô e Tofu são indicados para a redução dos fogachos.

Três porções de frutas frescas ao dia são indicadas por conter líquidos ricos em minerais e pigmentos carotenóides que protegem, hidratam e dão viço a pele. A pêra é a fruta mais indicada para “acalmar a mulher agitada”, segundo a dietética energética chinesa.

As frutas vermelhas (amora, framboesa) reduzem a sensação de “calor da menopausa”. O uso regular de cranberry (pode ser em suco) previne as infecções urinárias que são comuns em mulheres sexualmente ativas, devido ao ressecamento da mucosa da vagina.

A aveia, por ser fonte de ligninas, também exerce ação fitoestrogênica (planta que exerce efeito hormonal), auxilia no funcionamento dos intestinos e fornece vitaminas do complexo B.

Um copo de iogurte ao dia é indicado para a saúde dos intestinos e como fonte complementar de cálcio.

O salmão, o atum, arenque e sardinha, por serem fontes de ômega três, protegem a pele e previnem doenças obstrutivas vasculares relacionadas à oxidação do colesterol. A sugestão é que se coma pelo menos três vezes por semana.

O hábito de tomar óleo de linhaça é indicado para a umidificação dos olhos e mucosas ressecadas.

Com o declínio no nível dos hormônios sexuais ocorre uma mudança nas formas do corpo e mais acúmulo de gorduras na região da cintura do que no quadril e nádegas. Surge a flacidez aliada a um depósito de gordura que vai se formando em torno do umbigo, na região do tronco e em torno do braço.

Embora seja saudável aceitar a natureza e as modificações corporais da idade, também é importante não se acomodar e simplesmente assistir ao seu processo de envelhecimento sem nada fazer para buscar um melhor forma física e energia.

A gordura abdominal eleva os riscos de doenças cardíacas, hipertensão e alguns tipos de câncer. Sendo assim, o ideal já na pré-menopausa é enfatizar o bom hábito alimentar – consumindo alimentos mais saudáveis e menos calóricos para manter uma boa forma física e ter mais vitalidade por longo tempo.

Até a próxima!

 

 

Colar Energia Aberta Bemglô

Colar Energia Aberta Bemglô

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *