Mulher e escrita: conheça 7 autoras incríveis

mulher

Na semana do dia internacional da mulher muito se fala sobre assuntos femininos e que permeiam este universo, mas às vezes esquecemos ou simplesmente desconhecemos mulheres talentosas e brilhantes que foram muito importantes para a construção da história do mundo. Estas mulheres tiveram um papel importantíssimo e se destacam em diversos campos como a Literatura, Artes, cinema e por aí vai.

Hoje, selecionamos algumas escritoras incríveis que você precisa conhecer a história e ler suas obras. Cada uma influenciou de alguma forma pessoas ao seu redor e através da escrita espalhou o empoderamento feminino.

Mulher autora: conheça algumas escritoras incríveis

Gioconda Belli

Esta poeta nicaraguense é conhecida tanto dentro quando fora do seu país. A autora, além de falar da questão feminina, enfatiza o papel da mulher latino-americana. A poesia de Belli pode ser considerada um registro da trajetória do eu-feminino enquanto aborda diversos conflitos e contradições de identidade até uma consciência feminista.

Angela Carter

Angela Carter, jornalista e escritora inglesa, escreveu diversos ensaios, críticas, poemas, contos infantis, além de ajudar o cineasta Neil Jordan na elaboração do roteiro “A companhia dos lobos”. Suas obras ficaram conhecidas por meio da literatura pós-feminista e seu realismo mágico, além dos trabalhos de ficção científica.

Laura Esquivel

A autora mexicana ganhou fama pelo livro Como Água para Chocolate. Nos últimos anos, Laura foi responsável pela mudança de cenário das mulheres, trazendo à tona questionamentos que vem de dentro para fora.

Lygia Fagundes Telles

Brasileira e membro da Academia Paulista de Letras, a Lygia tem uma importante participação na história do feminismo. A autora lançou o livro As Meninas, durante a ditadura militar, que colocava a mulher em evidência em meio às pressões.

Nélida Piñon

Nascida no Brasil, porém pouco lida no país, a autora é uma importante figura da literatura mundial. Ela foi a primeira mulher presidente da Academia Brasileira de Letras. Os mais de 35 anos dedicados à literatura já lhe renderam inúmeros prêmios e muitas obras traduzidas em diversos idiomas.

Toni Morrison

Esta escritora brilhante nasceu em Ohio, nos Estados Unidos, em 1931. Nasceu em um lar pobre e mais tarde ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. A autora escreveu muito a respeito das negras norte-americanas e publicou diversas obras renomadas, como “Amada”, “Sula” e outros.

Hilda Hilst

Nascida em 1930 em Jaú, São Paulo, Hilda foi uma das maiores escritoras do século XX. Seu primeiro livro foi publicado em 1950, “Presságio”, e, depois disso, foram cinquenta anos de escrita, que lhe renderam vários prêmios e títulos. Ela abordava muitos assuntos e alguns de seus textos foram traduzidos para o alemão, o italiano, o francês e o inglês.

Aproveite este banho de arte e cultura!

Livro Mar - Emmanuelle Bernard

Livro Mar – Emmanuelle Bernard

Comprar

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *