A Mulher em seus Ciclos

ciclos mulher

A vida da mulher é composta por diferentes ciclos. Menarca é o nome que se dá à primeira menstruação, que pode marcar o começo desses ciclos. Costuma ocorrer entre os nove e doze anos de idade e a partir dela a menina adquire o corpo de moça, tornando-se fértil durante aproximadamente os próximos quarenta anos. A idade fértil corresponde ao período entre a primeira e a última menstruação.

Ciclos femininos: O período pré-menstrual

Os sintomas que ocorrem no período pré-menstrual são particulares aos ciclos de cada mulher, podendo ser quase imperceptíveis para algumas e um tormento para outras. A observação de que as mulheres, alguns dias antes da menstruação, têm o humor alterado e dores de cabeça, remonta aos tempos de Hipócrates.

A tensão pré-menstrual (TPM) é caracterizada por alterações físicas e emocionais. Sentimentos contraditórios podem ocorrer em um curto intervalo de tempo, provocando mudanças de comportamento que decorrem de mudanças químicas no cérebro. A serotonina, neurotransmissor que modula o humor, encontra-se diminuída na mulher que sofre de TPM.

Para elevar a serotonina são indicados: cacau, banana, açaí, abacate, castanhas, nozes, raízes e tubérculos (mandioca, mandioquinha, batata doce, beterraba).

Concomitantemente, a mulher em TPM costuma fabricar mais adrenalina e cortisol, que alimentam o estresse físico e emocional. A adrenalina acelera os batimentos cardíacos e contrai os vasos sanguíneos. O cortisol aumenta a vontade de ingerir doces e colabora para a retenção hídrica, com aumento do volume do abdome, sobretudo abaixo do umbigo, e aumento do volume e da sensibilidade dolorosa das mamas.

No fim do dia, os líquidos tendem a se acumular nas pernas e nos tornozelos.  Os edemas geram mal-estar generalizado além de literalmente aumentar o peso corporal, de um a dois quilos. O edema ou inchaço da fase pré-menstrual compromete também a função cerebral, gerando a sensação de peso na cabeça e falta de concentração.

Com a idade e com a diminuição dos hormônios sexuais, a TPM tende a diminuir de intensidade.

Saladas cruas que combinam o sabor amargo (rúcula, alface, radichi, almeirão,…) com o sabor doce (de alguma fruta picada) temperadas com limão e azeite, reduzem a ansiedade. 

Maracujá e pera reduzem as tensões corporais e emocionais. Sucos de melancia, melão, abacaxi, são indicados (principalmente se batidos com folhas de hortelã) como diuréticos refrescantes.

Chás de folhas de abacateiro, cavalinha e de dente-de-leão são indicados para reduzir os inchaços e sensibilidade dolorosa em mamas. 

Gravidez e Lactação

Mulheres que estejam planejando engravidar devem fazer uso de suplemento de ácido fólico, para ajudar a prevenir defeitos de tubo neural no bebê.

O ácido fólico é encontrado naturalmente nos vegetais folhosos, brócolis, espinafre, ervilha, feijões de todos os tipos, grão de bico, lentilha.

A alimentação na gravidez – A alimentação saudável de uma grávida segue os mesmos princípios básicos da dieta de um adulto normal. Em termos calóricos, a gestante necessita apenas acrescentar mais 300 calorias por dia para nutrir adequadamente seu bebê. Ao longo da gravidez o ideal é que o aumento de peso esteja limitado entre 9 a 12 quilos. O acompanhamento nutricional é bastante benéfico durante a gestação para evitar aumento excessivo de peso corporal e assegurar uma boa nutrição a ambos: mãe e feto.

O cardápio da grávida deve priorizar:

Cereais integrais para fornecer energia e vitaminas do Complexo B – arroz integral, pão integral, macarrão integral, aveia, quinua, chia.

Derivados do leite como fonte de cálcio, gorduras e proteínas – iogurte, queijo. O leite pode ser integral. O feto necessita de gorduras para o desenvolvimento de seu cérebro.

Proteínas animais e vegetais – carne vermelha, frango, peixe, ovos, laticínios, feijão, cogumelos.

Vegetais cozidos, de preferência ao vapor, para conservar os nutrientes – brócolis, couve-flor beterraba, cenoura, vagem, broto de feijão.

Frutas frescas, descascadas – pera, maçã, tangerina, laranja, banana, mamão, melão, melancia, uva, manga, abacate.

Na dietética energética chinesa a pêra, fruta a qual possui a forma semelhante ao útero, é indicada para acalmar a gestante e seu feto nos momentos de ansiedade. Como a ansiedade geralmente ocorre no dia a dia da gestante, a pêra é uma fruta indicada para ser consumida diariamente durante esses ciclos.

 

Amamentação

Alimentos indicados na amamentação –  Brotos de alfafa são indicados para aumentar a produção de leite materno. Ovos são indicados na amamentação, por serem alimentos protéicos e fontes de vitamina B12.  Abacate, azeite, castanhas, amêndoas e nozes, são fontes de gorduras saudáveis e também auxiliam na produção do leite materno.

Climatério e menopausa

Um dos importantes ciclos femininos, o climatério é quando ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. O climatério pode ser definido como um período fisiológico que é caracterizado por alterações endócrinas, somáticas e psíquicas relacionadas ao término da função ovariana.

Fogachos ocorrem em aproximadamente três a cada quatro mulheres na pós-menopausa. As razões não são completamente explicadas, mas sabemos que se associam à queda dos hormônios sexuais. A partir do climatério ocorre ressecamento da pele, que passa a esfoliar com facilidade, especialmente na vagina, nos cotovelos e braços.

A osteopenia, ou seja, a diminuição da densidade mineral dos ossos, é comum nas mulheres a partir dos cinquenta anos, principalmente nas que não tomam sol nem praticam atividade física.

Óleo de linhaça, em cápsulas, é indicado para tratar os ressecamentos de pele e vagina. Tofu é indicado para reduzir os fogachos. Alimentos ricos em cálcio como o iogurte, queijos e sardinha são indicados para evitar a osteoporose.  

Maca Peruana é um tubérculo indicado como afrodisíaco.

O Manjericão é um tempero indicado desde a antiguidade para aguçar os sentidos, a circulação em áreas erógenas e a libido.

 

 

Porta Controle Remoto Chocolate 3 Divisórias - Rede Asta

Porta Controle Remoto Chocolate 3 Divisórias – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *