Museu, arte e crianças: terapia para a família!

Museu

O hábito de levar os filhos ao museu, teatro e cinema é mais importante do que pensamos. Quando fazemos este tipo de programação, contribuímos para a educação dos pequenos, abrindo sua mente para outros “mundos” e culturas. Além de aproveitarmos um tempo em família, o que pode ser considerado uma verdadeira terapia, repleta de amor e diversão.

Outro aspecto importante é a inclusão da criança em um ambiente que é todo seu também e não só de adultos. Quando eles conhecem obras de artes, formam sua opinião, mas aprendem já desde cedo a respeitar o diferente, o que não lhe agrada.

Planejando sua visita ao museu

Visitar museus não é programa só para adultos, mas é preciso planejamento e uma postura diferente quando for levar os pequenos. Em primeiro lugar, não adianta querer ler todas as informações e observar as obras. Para isso, escolha outro dia. Quando for com os filhos, deixe-os explorar cada canto e questionar cada detalhe. Apenas preocupe-se em ensinar um bom comportamento nestes ambientes.

Aqui no Brasil, algumas escolas levam as crianças em exposições especiais, mas o ideal é que a família leve e mostre este lado tão importante e prazeroso. A escola deve ser apenas um complemento da educação.

Escolha um museu, bem como uma exposição adequada e leve seu pequeno para um passeio. Explique para ele como deve se comportar e adiante o que vai encontrar no museu. Respeite o ritmo dele e perceba suas reações diante de cada obra. Será uma atividade e tanto e o lúdico será sempre válido na didática e na hora de ensinar alguma lição importante. Que tal começar agora a pesquisar uma exposição bacana e organizar um passeio pra lá de enriquecedor?

Leve lanche na bolsa e lembre-se de separar roupas confortáveis para andar bastante, evitando incômodos desnecessários nos pequenos. Ah, e antes de ir, adiante o tema e faça uma prévia do que eles encontrarão no lugar de destino!

Bom passeio!

Kit Lambe-Lambe - Espartilho de Fernando Lessa - Compota

Kit Lambe-Lambe – Espartilho de Fernando Lessa – Compota

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *