Museu da Empatia chega ao Brasil

Museu da Empatia

Sediado originalmente em Londres, o Museu da Empatia é um espaço de experiências voltado para o objetivo de expandir a capacidade de olharmos o mundo através dos olhos de outras pessoas. Através de situações em que é necessário o diálogo e conexão entre as diferentes pessoas, passando por projetos participativos, o objetivo do Museu é buscar explorar ao máximo como a empatia pode transformar as relações interpessoais, propondo mudanças de atitudes. Dessa forma, torna possível o enfrentamento de problemas e desafios que vemos em todo o mundo, como, por exemplo, o preconceito e a desigualdade.

A exposição “Caminhando em seus sapatos” é uma ideia que busca inspiração na expressão de origem inglesa “to walk a mile in someone’s shoes”. Essa ideia tem como objetivo proporcionar a experiência única de estar no lugar de outra pessoa e, consequentemente, ver o mundo através dos olhos dela. Esse exercício de imaginação é a essência da empatia.

Museu da Empatia em São Paulo

O Museu da Empatia chegou ao Brasil no último dia 18 de Novembro. Instalado na área do Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Museu oferece um recorte da exposição “Caminhando em seus sapatos”. A exposição, que ficará até o dia 17 de Dezembro em São Paulo, convida os visitantes a utilizar sapatos de outra pessoa e caminhar durante 10 minutos enquanto ouvem sua história. Dentre as diversas experiências, é possível descobrir, por exemplo, como se sente uma pessoa que passou anos na prisão ou como é a sensação de se redescobrir o amor aos 80 anos.

Com uma gama de diferentes histórias, desde experiências de superação após o luto, passando por casos de preconceito, até relatos relacionados à diversidade, direitos sociais e humanos, a exposição promove uma reflexão profunda sobre a importância da empatia nos dias atuais.

O Museu conta com a curadoria do Intermuseus e possui entrada gratuita. Pode ser visitado de terça a sexta, das 10 horas da manhã às 19 horas ou aos sábados e domingos das 11 da manhã às 20 horas. As senhas são limitadas e distribuídas no próprio local.

 

Reprodução Coração 1 de Thamy Albrecht

Reprodução Coração 1 de Thamy Albrecht

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *