Museu do Amanhã e uma nova forma de ver o mundo

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, conta com uma valiosa experiência acerca do Planeta Terra e as maneiras como nós vemos o mundo. A exposição, que está sendo realizada desde o começo de Maio, vai até Novembro de 2017 e visa apresentar a conceituação do Museu e os cinco grandes módulos da Exposição Principal – Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós.

A atividade é conduzida por educadores do Museu do Amanhã, profissionais de diversas áreas – historiadores, cientistas, arquitetos e museólogos. Concebida com base em uma proposta curatorial do doutor em cosmologia Luiz Alberto Oliveira, em parceria com uma equipe de consultores especializados, a exposição ocupa o segundo andar do Museu.

Nela, o público é levado a percorrer uma narrativa estruturada em cinco grandes áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. Cada área procura inspirar a reflexão sobre as cinco perguntas que a humanidade sempre se fez: De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?

O entendimento sobre como funciona a nossa existência em toda a sua grandeza é fundamental para construirmos uma nova relação com o planeta e sua energia. Como o amanhã ainda não existe, o que se vê no percurso são experiências, muitas interativas, que têm o objetivo de levar o visitante à reflexão. Todas as mais de 40 experiências do percurso são disponibilizadas em português, inglês e espanhol.

Sobre a exposição principal do Museu do Amanhã

O “Cosmos” é a primeira parte do museu, em que acontece um filme em 360 graus que leva o visitante aonde tudo começou, tratando da história do universo. Em seguida vem a “Terra”, que é subdividida em 3 cubos gigantes de 7 metros de altura, cada um com um tema: Matéria, Vida e Pensamento.

A “Antropoceno”, área central da exposição, é formada por 6 totens gigantes, de 10 metros de altura, que servem de telões. Neles podemos ver imagens de diversas partes do mundo, mostrando também a influência dos homens nesses lugares. Depois o visitante passa para a área do “Amanhãs”, que faz exatamente a pergunta “para onde vamos?”. Essa parte é subdividida em 3 áreas: conviver (sociedade), viver (planeta) e ser (pessoa).

Por fim, o “Nós” é onde o visitante será levado a refletir sobre tudo o que a humanidade faz hoje e, consequentemente, se indagar sobre “qual o legado que deixaremos para as próximas gerações?”.

A exposição nos permite refletir sobre quem somos e sobre quem desejamos ser. Através dela podemos refletir sobre a nossa vida e os impactos das nossas ações sobre a Terra, sua biodiversidade e nossa vida em comunidade. Imperdível!

A visita ocorre de terça a sexta, às 15h e aos sábados às 13h, 14h e 15h. Para mais informações a respeito dos ingressos, acesse: http://museudoamanha.org.br/pt-br/ingressos-e-gratuidades

Colar Energia Aberta Bemglô

Colar Energia Aberta Bemglô

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *