Natação adulta e infantil: diversos benefícios para o corpo

Natação

Além de ser divertida, a natação é uma ótima maneira de se manter em forma, ficar saudável e fazer amigos. É uma atividade saudável que você pode continuar para toda a vida, por ser de baixo impacto e possuir muitos benefícios para a saúde física e mental. Isso tudo sem contar o fato de que é uma ótima opção recreativa para pessoas de todas as idades!

Nadar, seja por prazer ou por esporte, pode proporcionar-lhe um treino de baixo impacto e também é uma boa maneira de relaxar e se sentir bem. Enquanto as endorfinas induzidas pelo exercício farão maravilhas para seus níveis de estresse, entrar na água para o seu treino pode ter inúmeros benefícios, como a melhora do humor. Estar submerso em água diminui a quantidade de informação sensorial que bombardeia seu corpo, ajudando a trazer sentimentos de calma.

Além disso, a natação reduz o risco de episódios vasculares braçada após braçada. Isto porque o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo. Ademais, reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.

Natação infantil é primordial para o desenvolvimento motor das crianças

Para os pequenos, o ganho é igualmente importante. Fazer natação quando criança trabalha o sistema cardiovascular e respiratório e desenvolve habilidades psicomotoras como agilidade e velocidade. O esporte também melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos.

A natação é o esporte que pode fazer parte da vida da criança logo nos primeiros meses. É praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para uma adaptação ao meio líquido.

Esse esporte contribui para desenvolvimento do ser humano integral, nos aspectos cognitivo, emocional e social. Para os bebês também é incontestável a eficácia e a eficiência da natação para a melhoria do aspecto físico e da postura, primordiais para o desenvolvimento motor.

Na natação, a criança pode experimentar os movimentos novos que aprende sem traumas de um tombo, movimentando perninhas e bracinhos. Além de tudo, é um meio aconchegante oferecido pela água morna. Alguns especialistas até afirmam que isso remete ao meio líquido em que eles estavam em contato ainda na barriga da mamãe!

A partir dos 6 meses de idade, seu filho já pode cair na piscina e aproveitar todos os benefícios da natação para bebês. E para os adultos, tenham em mente que a água permite uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Portanto, caia na água e seja mais feliz!

Reprodução Coração 3 de Thamy Albrecht

Reprodução Coração 3 de Thamy Albrecht

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *