Novos hábitos e volta à rotina

Novos hábitos

É hora de organizar de fato a agenda.  Traçar metas dá rumo à vida. Afira-se. Está bem de peso? E a massa muscular? E a flexibilidade? E o exame de sangue, está em dia? A alimentação, tem que ajustar? Caso queira que alguma coisa mude em você, alguma coisa terá que mudar em seus hábitos. E dentro da reorganização do estilo de vida, procure não fazer nada de forma afobada, em cima da hora e com o coração na mão para não se atrasar. Talvez você tenha que ajustar mais a hora de acordar e a de dormir, ou incluir novos hábitos no dia a dia. Procure ficar em repouso, em um quarto escuro e silencioso pelo menos por 7 horas por noite.

O clima no Brasil nos meses de fevereiro e março é associado ao calor e umidade com uma atmosfera parada. No oriente é considerado como uma quinta estação, denominada canícula, que nos dicionários se referem a “calor do cão”. A sensação é de abafamento que só melhora com as pancadas de chuvas características do fim do verão. A roupa gruda na pele umedecida pelo suor e pelo vapor que se desprende da terra. Em cidades litorâneas como o Rio de Janeiro, a sensação as vezes é a de estar numa sauna a vapor a quarenta graus centígrados. Umidade e calor aumentam os inchaços, T.P.M. e a frequência das dores de cabeça para quem tem enxaqueca. Por isso a importância de novos hábitos, mais saudáveis, na rotina.

Antigos e novos hábitos que ajudam a retomar a rotina

Para driblar o calor, os suores, inchaços e as vontades de doces, estão indicadas as frutas refrescantes e frias como a melancia, melão, abacaxi, banana, pêra, tangerina, manga e grapefruit. Picolés de frutas podem ser feitos em casa, como sacolés. Refrescos de limão, maracujá, caju, pitanga, cajá, abacaxi com hortelã, são refrescantes e ajudam a diminuir a vontade de comer bolos e doces. Almoços vegetarianos e as saladas cruas são bem indicados. Caso não goste da cozinha vegetariana, procure comer mais das carnes brancas (aves e peixes) ao invés da carne vermelha.

Preguiça e vontade de doces também aumentam nesta temporada. O açúcar dá energia imediata, mas depois, dependendo da dose e da frequência, traz efeitos nocivos. O açúcar aumenta as inflamações que silenciosamente se fazem presentes no fígado, pâncreas, artérias, articulações, olhos, cérebro e enfim, no corpo todo. Muito doce destrói o colágeno, traz flacidez. E já que citei a palavra flacidez, não se esqueça de incluir a atividade física de forma regular em sua agenda. Para tanto programe-se de fazê-la próximo à sua casa ou do trabalho e planeje seus novos hábitos para que contratempos no horário e no trânsito, não lhe atrapalhem.

 

 

 

 

 

 

Almofada Redonda Fuxicão - Rede Asta

Almofada Redonda Fuxicão – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *