O que colocar na lancheira das crianças

lancheira

Ensinar as crianças a se alimentarem bem não é uma tarefa fácil. Quando isso se estende à merenda do colégio, a coisa fica ainda mais difícil tanto pelo paladar difícil dos pequenos, quanto pela influência dos amiguinhos na hora do recreio. Os salgadinhos e biscoitos recheados lideram a lancheira e sabemos o grande mal que isso pode fazer à saúde

Uma coisa muito comum nas famílias é a negociação na hora da comida. Isso é muito prejudicial, pois em nenhum momento a refeição deve ser encarada como um peso, mas sim, como um momento de prazer. Segundo a nutricionista Gabriela Kapim, apresentadora de “Socorro! Meu filho come mal”, “a criança começa a não comer bem para chamar a atenção dos pais, e eles acabam negociando com bens materiais. E não é essa a moeda que as crianças estão pedindo”. O mais importante é educar com carinho e tornar o momento da refeição sempre agradável e em família.

Hoje, reunimos algumas dicas importantes para se ter em mente na hora de preparar as lancheiras, sem perder a graça e muito menos os nutrientes.

Montando a lancheira dos pequenos

Antes de mais nada, leve em consideração o período em que seu filho estuda e as refeições que ele costuma fazer normalmente. Depois, é importante pensar nos grupos alimentares que devem estar sempre presentes na lancheira: um grupo de proteína ou lácteo, uma fruta ou legume e um carboidrato. Além disso, coloque uma bebida para hidratar, que pode ser água, suco ou água de coco.

Frutas

As frutas da estação sempre são as melhores opções. Isso por que possuem menos agrotóxicos e costumam ser mais baratas. Para os pequenos, as melhores opções são as frutas que podem ser consumidas com casca ou fáceis de descascar, como a banana.

Líquido

Os sucos naturais e preparados em casa são, obviamente, a melhor opção. Se o tempo está corrido, congele o líquido em forminhas de gelo e ao organizar a lancheira, coloque em uma garrafinha os cubos. Até a hora do lanche, eles estarão descongelados e em forma de suco.

Carboidratos

Ao escolher este grupo, prefira pães, bolos ou biscoitos integrais, multigrãos, de arroz ou de milho ao invés de pães brancos, bisnaguinhas, biscoitos recheados e salgadinhos.

Proteínas

Varie as opções, colocando leite, iogurte, queijo branco, ricota temperada, cream cheese e por aí vai. Os queijos fatiados são ótimos para brincar na hora de arrumar o lanche, deixando tudo mais divertido e atraente para os pequenos.

Aproveite a dica e divirta-se muito preparando o lanche das crianças!

Brinquedo Banana - Zee.Dog

Brinquedo Banana – Zee.Dog

Comprar

1 Comment

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *