O ritmo acelerado da vida moderna

Vida moderna

Com o avanço da vida moderna, as escolhas alimentares das famílias passaram a ser de alimentos que não demandem muito tempo para o preparo. As tradicionais condutas alimentares estão sendo abandonadas e ter horários para as refeições, para muitos, é algo que não cabe mais dentro da rotina, bem como o cuidado com a qualidade dos alimentos.

O avanço tecnológico facilitou a vida de muitas pessoas em todos os âmbitos. Porém, no quesito da alimentação, as “facilidades” são, muitas vezes, mais perigosas do que benéficas. Isto porque nos últimos tempos a diversidade de alimentos, os modos de preparo e as maneiras de se alimentar passaram a ser substituídos por padrões globalizados em busca de uma maior “praticidade”.

Agora, em praticamente todo o mundo, as refeições da maioria das pessoas são compostas por alimentos ultrasprocessados, com alto teor de sódio, açúcar, calorias, aditivos químicos e outros. Essa constituição é comumente encontrada em refeições congeladas e também em vários restaurantes que procuram economizar o tempo de preparo dos alimentos, utilizando temperos prontos e aditivos químicos para que as refeições não estraguem “muito rápido”.

Portanto, como conciliar os avanços da tecnologia e o ritmo acelerado da vida moderna de maneira saudável? Pesquisar é o primeiro passo para reorganizar os hábitos e aproveitar todos os aspectos positivos que o avanço da modernidade nos trouxe.

Por exemplo, existem diversos aplicativos para celulares que buscam ajudar o consumidor com tarefas do dia a dia. São inúmeros os aplicativos disponíveis para auxiliar nos cuidados com a alimentação e cada app tem um foco específico. Alguns visam a alimentação saudável e o bem-estar, outros funcionam como ferramenta para quem quer perder peso ou ganhar massa muscular, contando calorias por exemplo. Vale a pena pesquisar também por aplicativos que ajudem a regular a ingestão de água, que monitorem o horário das refeições e que auxiliem na prática de exercícios físicos.

Também existem alguns apps que “desmembram” os rótulos dos produtos que encontramos nas prateleiras do mercado e os ranqueiam – do mais indicado para consumo e com menos aditivos químicos, até o menos indicado e com mais ingredientes ruins –, o que auxilia e muito na hora de fazer as compras do mês, porque assim podemos escolher as melhores opções para o nosso bem-estar.

Mais tecnologias da vida moderna

A tecnologia também está presente nos eletrodomésticos que utilizamos na cozinha. Atualmente, já temos no mercado as fritadeiras elétricas que não necessitam de óleo para preparar as refeições, além do grill elétrico, outro equipamento tecnológico muito usado na cozinha. Mas se engana quem pensa que esse equipamento só prepara carnes: é possível também colocar legumes e vegetais, por exemplo. Além disso, usa-se pouca gordura no preparo, o que faz com que o grill seja uma ótima opção para fazer refeições mais leves e saudáveis.

Já no universo das receitas, existem diversos sites, blogs, aplicativos e programas na televisão que compartilham inúmeras receitas saudáveis e deliciosas. Há canais, inclusive, que só disponibilizam esse tipo de conteúdo em sua programação diária. Basta pegar o controle remoto e zapear que você encontra canais com foco em alimentação saudável, receitas rápidas, pratos diferentes, confecção de bolos e doces, entre outros.

Atualmente, o que não falta são exemplos que comprovem que tecnologia e alimentação pode ser uma parceria que traz inúmeros benefícios à vida moderna. Cabe a cada um de nós escolher as opções que estão de acordo com a nossa rotina e estilo de vida, e utilizá-las a nosso favor.

 

 

Repelente de Neem (200 ML) - Uso Humano

Repelente de Neem (200 ML) – Uso Humano

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *