Ópera de arame

ópera de arame

*Como já falamos aqui no blog, Curitiba é uma cidade incrível do nosso Brasil e reserva muitas opções de passeios e dicas culturais. Se você estiver planejando uma viagem para lá, não deixe de conhecer a Ópera de arame, que é o nosso assunto de hoje.

A ópera de arame

Considerado um dos mais belos e importantes pontos turísticos de Curitiba, a Ópera de arame além de ter uma estrutura incrível, abriga diversos eventos culturais.

A estrutura é formada por tubos de aço e vidro torna a Ópera de Arame um dos grandes cartões postais da capital paranaense. Em apenas 75 dias, a construção foi idealizada pelo arquiteto Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. Sua estrutura circular é quase toda cercada por um lago artificial, de modo que o acesso até o auditório é feito sobre uma passarela. As estruturas metálicas tubulares, totalizando 360 toneladas de aço, e os 2.400 bancos de tela de arame foram fornecidas pela Brafer Construções Metálicas, empresa de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Perto do teatro, está a Pedreira Paulo Leminski e juntos formam o Parque das Pedreiras.

A inauguração da Ópera de arame, ocorreu no dia 18 de março de 1992 durante o Festival de Teatro de Curitiba com o espetáculo maravilhoso “Sonho de uma noite de verão”, de Shakespeare. Quem visita o teatro, encontra a Parede da Fama, onde encontram-se placas responsáveis por resgatar e relembrar importantes artistas que já passaram pelo parque, como Paul McCartney, Tom Jobim, Chico Buarque e Roberto Carlos.

A Ópera de Arame já recebeu diversos espetáculos memoráveis. Foi palco de shows, eventos cênicos, encontros, congressos, formaturas, apresentações culturais e eventos em geral. O espaço cultural contempla uma área equivalente a 04 mil m² com uma capacidade para cerca de 1572 pessoas. Fica na Rua João Gava, 970, bairro Pilarzinho, no Complexo Parque das Pedreiras.

Se você for escolher um roteiro para conhecer o teatro, nossa sugestão é o passeio de bike, promovido por algumas agências de Curitiba e realiza um roteiro que conta muito sobre a história da cidade. Acontece em ciclovias tranquilas e arborizadas, permite a passagem por lindos parques e bosques proporcionando uma experiência completa e incrível.

Aproveite nossas dicas, faça as malas e boa viagem!

Weekend Bag

Weekend Bag

Comprar

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *