Os impactos do voluntariado

voluntariado

De acordo com a norma da língua portuguesa, voluntário é aquele “que é feito sem constrangimento ou coação; espontâneo”. E pra falar dos impactos do voluntariado, temos que ter sempre em mente o sentido da espontaneidade, que, segundo a mesma norma, refere-se àquele “em que há simplicidade e originalidade; naturalidade”. Mas o que de fato é o trabalho voluntário?

Seguindo à risca, o voluntariado é aquela ação feita não por obrigação, mas por boa vontade. Aquilo que escolhemos fazer, e por termos escolhido fazemos com o coração. Mas nem sempre o trabalho voluntário refere-se a um produto a ser entregue, um cargo ou um serviço prestado sem remuneração. Vai para além da questão de trabalho e finanças, mas dialoga com a simples doação.

Doando esforços e conhecimento

Nós podemos doar o nosso esforço físico, assim como também podemos doar o nosso conhecimento, ou somente a nossa capacidade de ouvir e nossa companhia numa tarde. Para a doação, precisamos estar apenas disponíveis para colaborar. E quando estamos, as possibilidades são inúmeras. Se você tem vontade de exercer este tipo de trabalho, certamente encontrará onde, mesmo nas menores das cidades. Há sempre alguém precisando de ajuda. Que tal visitar um orfanato ou uma casa de repouso? Talvez você possa ler para idosos, brincar com crianças, oferecer alguma aula ou ajudar em algum evento. Se você é um defensor dos direitos dos animais, que tal separar uma tarde para ajudar em um mutirão de limpeza ou numa feira de adoção? Se você não tem muito tempo livre, por que não doar roupas, brinquedos, mantimentos a quem precisa? Aí também está uma boa forma de colaborar com essa rede de solidariedade.

O bonito do trabalho voluntário é que o que move cada trabalhador não é o dinheiro, mas o querer o bem do próximo. E por isso os benefícios, e o impacto, ultrapassam a remuneração. Quem recebe as doações, e quem as faz, ganham com essas iniciativas. A recompensa está no bem estar, na satisfação, na capacidade de ajudar e no construir coletivo; o pagamento do voluntariado é o prazer pelas alegrias compartilhadas. E como esses sentimentos fazem diferenças!

No voluntariado, cada ação é importante

Passamos por um momento de intensa instabilidade financeira, e se as grandes empresas passam por dificuldades econômicas, como deverão estar as instituições sem fins lucrativos? Neste sentido, o trabalho voluntário se faz também essencial. A desigualdade social em nosso país é enorme, mas podemos contribuir para mudar a realidade. Na verdade, devemos contribuir. E por menor que sejam as nossas ações, saiba que toda mínima ajuda importa. Contribuímos para fazer crescer redes do bem, e crescemos junto no processo, como pessoas mais humanas, sensíveis, com espírito de liderança e disposição para o trabalho em grupo. O voluntariado reflete a benfeitoria de uma sociedade mais unida.

Se você quer se fazer útil, procure pelas instituições da sua cidade que precisam de ajuda. A nível nacional, algumas organizações promovem ações por todo o país. O Teto atua desde 1997 em toda a América Latina construindo moradias para famílias em situações de risco. Cadastre-se no site para ajudar a construir casas com suas próprias mãos. Já a Aiesec é uma instituição global que une jovens a projetos sociais ao redor do mundo. Fundada em 1948, com a Aiesec é possível contribuir com ações de educação, meio ambiente, direitos humanos, saúde e uma infinidade de opções que você encontra no site.

Outra opção é também buscar por organizações que atendem diversas outras instituições, como creches, escolas, canis, e realizam atividades esporádicas. Se você não tem disponibilidade para se comprometer a longo prazo, dessa maneira consegue atuar nas atividades pontuais. No Rio, uma dessas é a Voluntários do Bem e para ficar por dentro das ações basta se cadastrar aqui. Em São Paulo, você pode se inteirar no Centro do Voluntariado de São Paulo.

Se você possui uma agenda cheia, organize-se e tente incluir ações de doação nos pequenos espaços de tempo. E se você está no ócio, faça do seu tempo útil para transformar vidas! De qualquer forma, sentirão na prática o quanto cada um de nós somos importantes para a construção de uma sociedade melhor, e o voluntariado é uma maneira para essa transformação pessoal e social.

 

Boneco Jeans Tubarão - Rede Asta

Boneco Jeans Tubarão – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *