Porto Seguro, o berço do descobrimento do Brasil

Porto Seguro

Nem só de axé e praia vive Porto Seguro. Localizada na Bahia, essa cidade é o berço do nascimento do Brasil, entrando na história do país em 1.500, no tempo das grandes navegações.

Segundo especialistas e historiadores, o descobrimento do Brasil aconteceu por um acaso, após um acidente no percurso para a costa ocidental da Índia. A expedição de Cabral foi desviada da rota e levada pelos ventos até nossa costa, exatamente no extremo sul da Bahia.

Segundo a carta de Pero Vaz de Caminha, “…na distância de dez léguas onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada”. A partir daí foi escolhido o nome do país e a cidade ganhou o nome de acordo com seu objetivo que foi ser o porto seguro, literalmente.

Turismo em Porto Seguro

Para quem visita essa cidade linda, conhecer o sítio histórico da Cidade Alta é quase uma obrigação. Porto Seguro foi um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil, e foi instituída Monumento Nacional em 1973, por decreto presidencial. A cidade ostenta o Marco do Descobrimento e seu papel foi muito importante nos primeiros anos da colonização.

Além disso, a cidade mantém os prédios históricos da época, muito visitados, tanto de dia quanto de noite. O vilarejo que deu início ao município foi fundado em 1534 e possui cerca de 150 mil habitantes. É quase que totalmente tombado pelo Patrimônio Histórico e a construção de prédios de mais de dois andares não é permitida.

Para os turistas não faltam passeios pelos arredores e costa da cidade. O Recife de Fora, por exemplo, é um recife que fica exposto durante a maré baixa e forma centenas de piscinas naturais.

No Parque Marinho, é possível caminhar pelo recife e observar as diversas espécies de peixes que ficam presos nos lagos.

Para matar a fome, opções de restaurantes e lanchonetes não faltam. Em Arraial d’Ajuda, por exemplo, a noite é animada contando com ótimos bares com comidas típicas e todo dia é dia de festa.

Aproveite essa cidade histórica e super brasileira! Faça as malas e boa viagem!

Bolsa Patchwork Lona M - Rede Asta

Bolsa Patchwork Lona M – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *