História e reciclagem

história

A reciclagem é um processo onde há uma transformação de algum resíduo sólido que não possui mais serventia, mudando seu estado físico, físico-químico ou biológico, atribuindo novas características, gerando uma nova matéria-prima ou produto. Para quem acha que este assunto é algo recente, não se engane. Formas de reciclagem já existem na história desde tempos como a Idade Média, de acordo com as necessidades e aprendizados dos povos.

História da reciclagem no mundo

Você já parou para pensar a respeito dos seus costumes? Cada costume foi ensinado desde criança e portanto, até hoje algumas coisas que você faz tem todo sentido e são parte da sua vida mesmo sem entender a origem delas. Porém, conhecer a origem da prática, eleva o nosso entendimento a um novo patamar. Dessa forma, conseguimos ressignificar nossas ações e até mesmo torna-las mais efetivas. Entender a história da reciclagem, algo muito importante para sobrevivência humana no futuro, é super válida e essencial.

Desde que o mundo é mundo, o lixo, obviamente, existe. Há relatos de que os nômades já descartavam os restos dos animais que caçavam. Com o tempo e o aumento da “civilização”, a quantidade de lixo foi aumentando. De acordo com um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), civilizações antigas, como os hindus, possuíam regras explícitas de como descartar seus excrementos e os restos dos animais sacrificados, assim como o lixo produzido no reino.

Na Idade Média, surgiram os primeiros serviços de coleta de lixo. No começo, eram empresas particulares, mas quando fracassavam, o serviço era público – atividade dos carrascos, seus auxiliares e muitas vezes, com a ajuda das prostitutas. Na segunda metade do século XIX, com a Revolução Industrial, houve um aumento significativo na produção de lixo e com isso, medidas também foram tomadas. No século XX, a questão do lixo se agravou com o aumento das indústrias. Logo, o lixo orgânico passou a ser o menor dos problemas e surgiu a necessidade de criar um processo que pudesse evitar o acúmulo nos entulhos de lixo sólido.

Com as grandes guerras e as crises econômicas (como a de 1929), surgiu uma necessidade ainda maior de racionar produtos, aproveitar e reutilizar materiais. Daí a reciclagem veio para ficar de vez e só tem crescido cada vez mais.
Até a próxima!

Abajur Quadrado G - Crafta

Abajur Quadrado G – Crafta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *