Redesign: moda consciente através da reutilização

redesign

Todo mundo tem em seu armário aquela peça que tem uma estampa bacana, um tecido bonito e que por algum motivo não usa mais. Seja por não caber, ou por já ter usado demais ou até pelo modelo sair de moda, em algum momento deixamos de usar uma peça que gostamos muito. E aí, o que fazer? Se você ainda gosta dela, porque não encontrar uma maneira de transformá-la? É nisso que se baseia o conceito do redesign: Produzir moda de maneira consciente por meio do reuso de peças que seriam descartadas.

No mundo da moda, o redesign refere-se à criação de peças com base naquelas já existentes, ou seja, uma readequação em vista da modernização. Ele pode acontecer com a troça de detalhes como botões, aviamentos e acabamentos, assim como à remodelagem, que pode ser feita com o aproveitamento de peças diferentes.

Esse tipo de escolha é super benéfica ao meio ambiente, pois ajuda a evitar o desperdício provocado pela rápida obsolescência das coleções do varejo de moda. Além disso, você estará criando um modelo exclusivo, o que é divertido e estimulante. Trabalhar a criatividade ao refletir sobre as possíveis maneiras de repaginar uma peça de roupa é um exercício revigorante!

Como aplicar o conceito do redesign nas suas roupas

As mudanças não têm limites! É só ter à mão os materiais certos e  dar asas à criatividade para repaginar suas peças e conseguir roupas com cara de novas.

Abaixo, separamos uma dica bem interessante do canal da Camila Modesto para você se inspirar na hora de praticar o redesign: que tal pegar aquele vestido mais antigo e transformá-lo em uma saia? Siga o passo a passo!

Se você não tem muitas habilidades na costura, existem algumas ideias bem legais de redesign para as suas roupas. Por exemplo, você pode customizar a barra de um short queridinho com aplicações em renda, ou então deixar a gola de uma blusa básica mais estilosa, com pérolas e pedrarias, como na imagem abaixo. Para facilitar, compre o aplique bordado já pronto e simplesmente prenda-o ao longo da gola com cola para tecido!

Além disso, aqui na Bemglô temos os produtos da Rede Asta, um negócio social que empodera artesãs e reaproveita materiais que seriam descartados para transformá-los em novos produtos cheios de estilo. Vale a pena conferir!

O que importa é usar a criatividade sempre que possível, tentando ao máximo utilizar conceitos sustentáveis, como o redesign, para reaproveitar o que temos em casa e com isso, praticarmos cada vez mais um consumo consciente!

 

Esteira Taboa Com Saco Chita - Rede Asta

Esteira Taboa Com Saco Chita – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *