Religião e Espiritualidade

religião

Toda vez que me perguntam sobre crenças gosto de ressaltar a diferença que existe entre Religião e Espiritualidade. Cada uma com suas características, possui um conceito e envolve ações e consequências que podem nos fazer muito bem, trazendo o equilíbrio necessário à vida.

Espiritualidade e Religião

Espiritualidade vem do latim “spiritus” e simboliza a reunião de crenças, atitudes e práticas que levam ao transcendente. Já a religiosidade está relacionada com a realização dos ritos e a crença em dogmas. Ambas se complementam, mas não são a mesma coisa. A neuropediatra e pesquisadora da Universidade Paulista de São Paulo (UNESP), Niura Pandula, define espiritualidade como a prática da ética, moral e solidariedade. A espiritualidade pode ou não estar vinculada a uma religião.

A espiritualização faz parte do grupo de coisas que permeiam a nossa existência. Se precisamos nos alimentar bem, cuidar do corpo, praticar atividades físicas para vivermos da melhor forma possível, por que iríamos deixar a saúde da alma de fora?

Não existe religião certa ou errada, todas têm o seu valor e cada um deve escolher a que falar mais forte ao seu coração, mas considero ainda mais importante a espiritualização, que é real e mexe com a alma, realizando uma mudança de dentro para fora.

Quanto a mim, amo a liberdade de pensar e agir e gosto de pensar que as religiões são como os idiomas. As que conheço, uso em variados momentos do dia, de acordo com minha intuição. No dia a dia, procuro sempre praticar o amor, o respeito e a empatia, hábito que sempre me edifica e se reflete nas pessoas ao meu redor.

Busquemos um ambiente espiritualizado, independente das diferenças que possamos ter com relação ao próximo. Somos seres livres, na busca do constante aprendizado, que só virá se estivermos em paz e abertos a tentar compreender e aceitar as diversas questões que nos cercam. Encontre aquilo que te faz bem, siga a sua intuição e seja feliz!

Beijos,

Gloria.

Assinatura-Gloria

 

Reprodução Coração 1

Reprodução Coração 1

Comprar

 

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *