Remédios caseiros e naturais que funcionam

Remédios caseiros

Seu corpo pode lhe pregar uma peça qualquer momento. Você acorda com uma dor de garganta no dia em que está preparado para fazer uma apresentação importante, um sanduíche de salada de frutos do mar deixa você com indigestão irritante… Seria tão bom poder tratar desses problemas sem precisar ingerir remédios com produtos químicos que, na fala popular, “curam um problema e criam outro”, não é mesmo? Por isso, anote essas dicas de remédios caseiros, naturais e que não agridem o meio ambiente para serem produzidos.

Os remédios caseiros são receitas com ingredientes naturais encontrados em casa. Estes ingredientes podem ser encontrados nos nutrientes contido em frutas e vegetais ou em compostos encontrados em ervas.

É claro que devemos sempre ter em mente que estes não se tratam de cura para males sérios, mas que podem solucionar situações de saúde mais simples e corriqueiras. Você pode fazer seus próprios remédios misturando a quantidade certa de ingredientes, como apresentaremos a seguir.

DIY: remédios caseiros

Pimenta para a gripe

Existem várias receitas de remédios caseiros para tratar a gripe. Dentre as existentes, destacamos o uso da pimenta, por ser um excelente desobstruidor de vias respiratórias. Há um tipo de pimenta que é excelente para descongestionar pulmões: a pimenta-malagueta. Para fazer com que seu efeito seja potencializado, faça esta mistura: com 3 unidades de pimentas-malaguetas secas, 1 cebola, 30 g de açúcar, 2 dentes de alho, 50 ml de sumo de limão, 50 ml de água e uma colher de chá de sal, deixe cozinhar em fogo baixo e depois consuma.

Acabe com as náuseas usando gengibre

Experimente chips de gengibre congelados. Primeiro, mergulhe gengibre fresco em água quente. Coloque a mistura para congelar em bandejas de cubos de gelo.

Uma vez congelados, esmague os cubos, pegue os chips congelados e sugue-os ao longo do dia para fornecer a sua barriga um calmante constante. As propriedades do gengibre são particularmente eficazes durante a gravidez ou após a cirurgia, além de serem boas para tratar de náuseas em geral.

Acalme a dor de garganta

Gargareje duas vezes ao dia com uma solução de um copo de água morna (não pode ser quente!) com uma colher de sopa de vinagre. Siga o regime por 3 dias. O vinagre possuiu ação antimicrobiana que combate bactérias causadoras de dor. O líquido quente suaviza o tecido inflamado. Atenção: não use sal! O sal pode irritar as cordas vocais, fazendo com que ela fique mais sensível.

Aliviando a tosse

Delicie-se com um quadrado ou dois de chocolate escuro! Parece mentira? Pois não é não! Alguns pesquisadores descobriram que o composto de teobromina do chocolate é mais eficaz do que a codeína na supressão de tosse persistente, sem os efeitos colaterais da sonolência e da constipação.

Agora, para acalmar uma tosse persistente que o mantém acordado à noite, tome 2 colheres de chá de mel (1 a 2 colheres de chá para crianças, mas não administre em crianças menores de 1 ano), juntamente com 500 mg de vitamina C 30 minutos antes de dormir. A vitamina C (não-ácida, pois assim não irritará os estômagos) aumenta o sistema imunológico nos estágios iniciais da tosse, além de que o mel funciona melhor do que um supressor de tosse industrializado.

Tratando uma queimadura

Se você queimou sua pele com uma panela quente do forno, antes de mais nada, retirar as roupas sobre o local, se houver, desde que não estejam coladas à ferida. Em seguida coloque a pele queimada debaixo de água gelada durante cerca de 20 minutos.

Após, coloque a parte interna de uma casca de banana sobre a queimadura e depois cubra com uma gaze esterilizada. Substitua a casca, se necessário, ao fim de 2 horas. Repita o procedimento várias vezes ao dia.

Durma bem com a alface

Um pé de alface contém, na área do talo, uma substância chamada lactucina. É uma espécie de calmante natural, por isso incluímos na nossa lista de remédios caseiros. Para fazer o melhor uso dessa propriedade da verdura, proceda da seguinte maneira: em uma xícara de água fervente coloque uma colher de sopa de folhas de alface picadas, deixe abafado e descansando por 10 minutos e coe, bebendo o líquido três vezes, todos os dias.

 

Para problemas cotidianos como estes apresentados, a eficácia de remédios caseiros já foi comprovada através de diversos estudos. Os benefícios para o nosso corpo são inúmeros, pois assim não ingerimos produtos com muitos aditivos químicos e industrializados. O meio ambiente também agradece, pois assim temos menos embalagens indo ao lixo, menos demanda por remédios simples que podemos fazer em casa com ingredientes naturais e menos efeitos colaterais para todos nós!

Kit Repel Neem (200 ml) - Uso Humano + Sabonete de Neem - Uso Humano

Kit Repel Neem (200 ml) – Uso Humano + Sabonete de Neem – Uso Humano

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *