Retiros espirituais zen: porque fazer e onde encontrar

Retiros espirituais

Que tal usar as férias, um fim de semana ou feriado pra desestressar e acalmar a mente? Fazer parte de retiros espirituais significa tirar um tempo da sua rotina para realizar reflexões que lhe ajudarão a entender melhor o “quebra-cabeça” da nossa existência, além de examinar como tem sido a nossa vida até agora e assim redirecionarmos o nosso futuro.

Por meio de meditações, palestras, yoga, massagens e tratamentos de spa, alguns retiros em ashrams (lugar cujas portas estão abertas a pessoas de todo o mundo que buscam viver temporária ou permanentemente uma vida baseada em diferentes preceitos), templos e hotéis buscam desenvolver a nossa capacidade de olhar para dentro de nós mesmos e abordar questões da vida moderna, inspirados em tradições hinduístas, tibetanas e budistas.

Como a meditação e a yoga viraram praticamente as religiões do século XXI, esse tipo de turismo em que existe uma busca por uma experiência “transformadora” – às vezes mais espiritualizada, às vezes mais secular – é visto como uma oportunidade de relaxar a mente, corpo e alma.

O que saber antes de realizar um retiro espiritual zen

Normalmente, os retiros cujos preceitos são inspirados em filosofias budistas, hinduístas ou tibetanas, a alimentação, acomodações e regras são bem diferentes do que esperamos.

Por exemplo, em alguns templos e ashrams a rotina é rigorosa, seguindo a vida dos monges, com apenas duas refeições por dia e hora para dormir e acordar. Em outros é mais livre, você participa do que desejar e há uma variada gama de atividades que você pode realizar.

A alimentação é quase sempre vegetariana ou ovolactovegetariana e prioriza ingredientes orgânicos. As acomodações, por sua vez, podem ser alojamentos com beliches, colchões de palha e banho de balde até villas cinco-estrelas com piscina privativa. Ou seja, o estilo do seu retiro dependerá unicamente do tipo de experiência que você está buscando.

Onde fazer retiros espirituais zen no Brasil e no exterior

ÍNDIA

É o país-referência em meditação e yoga. Basta pisar nos ashrams, os centros de retiros espirituais. Cada ashram é território de um guru com pregação, estilo e motivação particulares. Alguns seguem disciplinas rígidas; outros tem programas mais livres. E também há retiros e hotéis com proposta similar para quem quer menos filosofia e mais conforto.

TAILÂNDIA

O clima zen na maior nação budista do mundo conta com templos suntuosos verdes e dourados que ocupam quarteirões inteiros e oferecem retiros espirituais de meditação. Monges cantam em uníssono no fim da tarde e têm lugares reservados nos transportes públicos, spas oferecem a tradicional massagem tailandesa por valores muito agradáveis e a população é gentil e pacífica.

BRASIL

No Brasil existem vários ashrams com diferentes rotinas e regras. Em alguns você pode escolher a data em que pretende comparecer, com rotinas não obrigatórias e instalações simples. Em outros lugares, existem encontros com temas estipulados como “superando a raiva”, “culinária vegana” e “desapego e liberdade”. Procure por destinos na Serra Negra (SP); Garopaba (SC); São Lourenço (MG) e no Vale do Capão, na Chapada Diamantina (BA).

 

Esse tipo de experiência permite que você saia da confusão diária para refletir sobre questões mais profundas da existência, da felicidade, do que lhe motiva a viver cada dia, o seu projeto de vida, sua energia e os seus sonhos. Por vezes, um distanciamento da nossa rotina permite que analisemos os comportamentos que precisamos mudar para alcançar uma existência mais pacífica e eficiente. Experimente!

Colar Energia Aberta Bemglô

Colar Energia Aberta Bemglô

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *