Roraima e sua harmonia com a natureza

Roraima

Responsável por abrigar uma diversidade gigantesca de belezas naturais, dentre formações rochosas de milhões de anos, rios e natureza a perder de vista, a imensidão ecológica de Roraima é encantadora. Não obstante, as serras, florestas, cachoeiras e pinturas rupestres do Parque Nacional do Monte Roraima possuem a capacidade energizante de transformar cada pessoa que por ali passa.

É no Parque Nacional do Monte Roraima que está o ponto mais setentrional do país, a Serra do Caburaí, próximo à tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana. O parque ostenta formações geológicas de rara beleza, envolvidas por florestas e acolhe nascentes de rios importantes da região, como o Cotingo, que exibe várias quedas d’água ao longo de seu curso.

Nas rochas do parque é possível ver também registros de povos pré-históricos que habitaram a região. É lá que fica o famoso Monte Roraima, um dos pontos mais elevados do país, com 2.875 metros de altitude.

Roraima e a população indígena

Talvez por conta da sua forma, é chamado pelos índios locais, os caribés, de “tepui”, que indica um monte em formato de mesa. É um local mágico, inspirador, um verdadeiro mundo perdido que tem mais de 2 bilhões de anos! Além de ser um perfeito paraíso para os viajantes amantes do trekking, pois é preciso caminhar 15 quilômetros, sempre subindo, para chegar ao topo da montanha.

Além das belezas naturais do Parque Nacional, Roraima é um dos estados brasileiros com maior população indígena. Eles são distribuídos em várias etnias, como por exemplo os Macuxi, Wapichana, Ingaricó, Yanomami, Waimiri-Atroari, Wai-Wai, Taurepang, Patamona, Yekuana, Sapará.

Num mês tão importante como o de Abril, que envolveu a campanha “Mexeu com índio, mexeu com clima”, é necessário relembrar que ao valorizarmos e preservarmos o modo de vida indígena, estamos preservando o nosso ecossistema.

Para os que vivem em um mundo marcado pelos antagonismos, pela degradação da natureza e pela violência dos conflitos sociais, é estimulante refletir sobre uma sociedade sem classes e que vive em harmonia com a natureza!

Weekend Bag

Weekend Bag

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *