Rosa todos os dias do ano!

rosa

Todo dia é dia da mulher. Todo dia é dia de rosa. Mas há uma data especial, um dia dedicado exclusivamente a nós, mulheres, que é lembrado e festejado ao redor do mundo: 08 de março – Dia Internacional da Mulher. E nesta data especial, vamos falar de um assunto que merece toda nossa atenção: o câncer de mama.

Há dois anos, durante o Outubro Rosa, participei da campanha “Se toque contra o câncer de mama”, sobre a necessidade da prevenção dessa doença. Mas essa conscientização deve ser ininterrupta. Nesta Quarta Gloriosa, conversamos com Thereza Cypreste, médica mastologista e fundadora da organização ADAMA (http://www.adama.org.br/), que nos contou algumas novidades e deixou uma importante mensagem:

O rosa, a conscientização e a organização ADAMA

No dia a dia, a gente acaba deixando meio de lado as consultas médicas, mas saúde deve ser prioridade. Por isso que a organização ADAMA nasceu e tem como objetivo propagar informação sobre os riscos do diagnóstico tardio da doença.

A ADAMA é formada por uma equipe de voluntários composta por uma mastologista, quatro psicólogas, duas fisioterapeutas, uma advogada, uma professora de teatro, quatro administrativos, além de    ex-pacientes, simpatizantes da causa e observadores. Uma de suas preocupações é divulgar que, mais importante que o autoexame, é fazer a mamografia, que detecta de forma eficaz e segura a doença, bem no comecinho, evitando que o pior aconteça.

A seguir, confira o papo que tivemos com a mastologista Thereza Cypreste:

Bemglô: O que tem de novo em termos de pesquisa e diagnóstico no tratamento do câncer de mama?

Thereza Cypreste: O que temos são novas drogas e de acordo com a nova lei aprovada pelo Congresso Nacional, a mama deve ser reconstruída na mesma cirurgia em que foi feita a retirada do câncer, quando houver condição médica.

Bemglô: O que nunca é falado nas campanhas publicitárias de câncer de mama e o que mais pode ser acrescentado?

Thereza Cypreste: Na verdade, as campanhas são muito boas, o problema é que deveriam existir no ano inteiro e não somente em outubro.

Bemglô: O que existe de importante a ser dito sobre o câncer de mama nos homens?

Thereza Cypreste: Para cada 100 mulheres, um homem tem câncer de mama. Por isso, os riscos de morte são muito maiores, pois o diagnóstico é tardio por conta da falta de informação. O homem precisa fazer um exame regularmente também para descartar esta possibilidade, que apesar de ser mais difícil, existe.

Bemglô: Gostaria de deixar alguma mensagem?

Thereza Cypreste: Sim, minha mensagem é esta:

É PRECISO COLOCAR UM POUCO DE ROSA EM TODOS OS DIAS DO ANO.

Abaixo, um passo a passo de autoexame nas mamas, que pode ser feito em qualquer lugar:

  1. Na frente do espelho, antes do banho, levante e abaixe os braços. Observe se há alguma alteração na pele, formato, abaulamentos ou retrações

Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize suavemente os dedos da mão esquerda sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo com a mama esquerda.

  1. Pegue um travesseiro e coloque-o debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda coloque atrás da cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Agora mude a posição para o lado direito e apalpe a mama direita da mesma forma.
  1. Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.

Os sinais a serem percebidos podem ser os seguintes:

. Um caroço, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja;

. Alterações no bico do peito;

. Aparecimento de pequenos caroços ou nódulos na região embaixo dos braços, nas axilas;

. Ferida ao redor do mamilo;

. Secreções pelos mamilos.

A mulher que teve um caso destes na família deve fazer o exame a partir dos trinta e cinco anos, uma vez por ano. Fica bem mais fácil descobrir o problema logo no começo e prevenir mortes. Vamos compartilhar e praticar o que faz bem?

Todos os dias são de rosa!

Confira os vídeos da campanha:

Beijos,

 

Batom Bemglô

Batom Bemglô

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *