Tipos de leite alternativos ao leite de vaca

Tipos de leite

A intolerância e alergia ao leite sempre existiram, mascada vez mais elas se tornam recorrentes em nossa sociedade. Além disso, existem as pessoas que escolhem não ingerir o leite e seus derivados, seja na dieta vegana ou pela sensação de leveza e bem estar. Felizmente, contamos com diversos alimentos que substituem os nutrientes do leite, além de tipos de leite vegetais que garantem a mesma textura, cor e proximidade do sabor para quem sente saudade do gosto.

Nossa dica de hoje é sobre estes leites alternativos, que além de saudáveis, são saborosos e fáceis de fazer em casa. Aproveite as dicas e escolha o seu preferido!

Tipos de leite alternativos e como fazê-los em casa

Bebida de arroz

A bebida de arroz é a mais fácil de encontrar depois da de soja e as vantagens não param aí: esta opção tem fácil digestão, não causa desconforto gástrico e é livre de lactose e colesterol. Sua textura é rala e tem o sabor característico do arroz.

Como fazer: em uma panela, coloque 2 litros e meio de água, 2 xícaras de arroz sem lavar, uma pitada de sal e leve ao fogo por 15 minutos. Bata tudo no liquidificador para quebrar os grãos e passe em uma peneira fina para obter apenas o líquido.

Bebida de aveia

Esta alternativa é ótima para quem tem intestino preguiçoso e quer emagrecer, por causa da sua quantidade de fibras. Além das vantagens já citadas, a bebida de aveia conta com doses de selênio e vitamina E, potentes antioxidantes. Seu paladar é suave e vai bem em diversas misturas e receitas.

Como fazer: deixe 2 xícaras de chá de aveia em flocos de molho em 3 xícaras de chá de água por 1 hora. Bata tudo no liquidificador com açúcar ou adoçante e se quiser, acrescente 1 colher de chá de essência de baunilha.

Leite de amêndoas

Esta bebida contém magnésio e cálcio, nutrientes importantes para os ossos e o processo de contração muscular. Além disso, o leite de amêndoas ainda conta com vitaminas do complexo B e arginina, o que favorece o desempenho nos treinos. Esta opção é umas das bebidas vegetais mais gostosas e de paladar agradável.

Como fazer: Coloque 1 xícara e meia de amêndoas de molho em 4 xícaras de chá de água durante 12 horas. Depois desse tempo, jogue o líquido fora, bata bem as amêndoas no liquidificador e peneire no coador ou filtro de pano.

Leite de soja

Opção excelente para quem pratica atividades físicas, este é um dos tipos de leite que contém a maior quantidade de proteína de boa qualidade. No entanto, atenção: quem tem alterações na tireoide deve tomar cuidado e intercalar com o consumo de outras bebidas vegetais.

Como fazer: Numa panela, cozinhe 1 xícara de chá de soja com água por 5 minutos. Escorra, lave os grãos com água fria e deixe de molho por 8 horas. Depois disso, lave novamente em água corrente e bata no liquidificador com 5 xícaras de água filtrada, coando logo em seguida em um pano limpo.

Coloque o líquido em uma panela e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos, mexendo de vez em quando. Pode acrescentar também a essência de baunilha, canela em pau ou cravo a gosto.

 

Aproveite as receitas e bom apetite!

Conjunto Jogo Americano Fuxico - Rede Asta

Conjunto Jogo Americano Fuxico – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *