Upcycling: Conheça mais um pouco

Upcycling

A arte de reinventar: assim pode ser introduzido o upcycling, uma técnica de reaproveitamento de produtos em desuso. Mas essa mesma descrição pode nos remeter a algo similar e muito mais popular: a reciclagem. A diferença entre os dois é discreta, mas essencial para compreender como cada método contribui para um planeta mais sustentável. Enquanto a reciclagem é um processo de total transformação de matéria-prima em algo novo, o upcycling é um pouco mais artesanal: a reutilização de determinado produto, também para a produção de algo novo, mas sem a utilização de procedimentos químicos que modifiquem seu estado natural.

Uma bolsa feita com sobra de tecidos, uma cama feita com madeiras que sobraram de alguma construção, um porta-canetas feito com uma antiga lata. Todas essas pequenas técnicas compõem o upcycling. A palavra-chave é a reutilização, como já falamos aqui no blog.

Pode parecer somente um novo termo para algo antigo, mas o que muda é o conceito. O upcycling é um passo a mais à reciclagem. Se o método mais antigo é a recuperação de um material como o o plástico de uma garrafa pet, por exemplo, em um novo tipo de plástico para uso similar, o upcycling seria você simplesmente pegar essa garrafa e transformá-la em um vaso, uma luminária, o que for. É mais simples, e o up simboliza essa transformação total de um produto em outro.

Na moda

É no mundo fashion que o upcycling ganhou ainda mais gosto. A arte de reaproveitar tecidos, que é o que mais sobra com quem trabalha nesse meio, faz da confecção de roupas algo muito mais sustentável. O retalhos descartados à exaustão podem se transformar numa bolsa ou estampas de sapato, e este é um novo olhar. Os botões de uma camisa podem ser o detalhe de um acessório, e o cadarço de um sapato o reforço de uma alça. As possibilidades são infinitas quando você olha para o seu material de trabalho com respeito e criatividade. Algumas são as marcas que já passaram a pensar a moda sob essa nova perspectiva do reaproveitamento total. Venha relembrar o que já falamos dessa tendência.

Aqui bem próximo de nós da Bemglô, a Rede Asta é uma referência em upcycling. A maioria dos produtos confeccionados pelas artesãs da rede utilizam o reaproveitamento. O artesanato carrega em si este respeito pelos produtos e a criatividade em reunir o que sobra e dar uma nova utilização. No próprio site da Asta o upcycling está entre suas missões. Além da escola de negócio para artesãs e projeto de inclusão e orientação, a Asta desenvolve projeto de upcycling para empresas. Confira!

Upcycling: Iniciativa do bem

Os benefícios do upcycling são inifinitos. O estimulo à critatividade, menor descarte de lixo, valorização de produtos simples e reaproveitados, um novo olhar sobre uma nova forma de consumo… além dos mais notórios: a economia circular e o menor impacto ao meio ambiente. Mas o que significam?

A economia circular é uma nova forma de se pensar a produção, consumo e venda de produtos. É um resultado automático ao upcycling. Hoje, no modelo tradicional de economia, selecionamos uma matéria-prima  e confeccionamos um produto que é comprado, consumido, e quando chega a deterioração, descartado. É uma linha que chega a um ponto final: o lixo. O upcycling é uma economia circular, porque não há esse fim. Quando chega à deterioração, não há o descarte, pois o que seria “lixo” transforma-se em nova matéria-prima e este ciclo de produção continua. Não tem começo, meio e fim: é um ciclo de reaproveitamento.

Esta nova forma de produção, consumo e economia faz um bem enorme para o meio ambiente, pois é autossustentável. Se o que seria descarte é reaproveitado como matéria-prima, esse “lixo” não vai para a natureza e diminui o impacto negativo que nela teria. O descarte é uma etapa pulada e isso traz alívio para o meio ambiente, que deixa de ser um depósito para o que a sociedade não vê mais uso.

O consumo é o que norteia a organização da nossa sociedade: consumimos e compramos a todo o tempo. Precisamos consumir para nos alimentar, para nos vestir e proteger do frio, consumir para morar e fazer do nosso lar um ambiente confortável. Inserir o novo olhar do upcycling transforma essa lógica de consumo em algo mais amigo do planeta, uma iniciativa #tudodebemglo. Portanto, seja quando for comprar algo novo ou descartar algo velho, lembre-se que é possível sempre reinventar.

 

Capa de Almofada Corcovado - Rede Asta

Capa de Almofada Corcovado – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *