Upcycling: tudo se transforma

transforma

Sem dúvida alguma, você já leu bastante sobre reciclagem e ouve falar neste assunto com muita frequência nos últimos tempos. Neste processo, materiais que seriam descartados são reprocessados industrial ou artesanalmente, contribuindo para a diminuição da geração de lixo, mas você já ouviu falar em Upcycling? Descobri este termo estes dias e gostaria de compartilhar com vocês esse processo que transforma!

Upcycling: onde tudo se transforma e serve de inspiração

Esta tendência, que envolve o reuso de materiais, tem invadido o mundo do design e promete fazer parte do dia a dia de muita gente na hora de redecorar a casa ou até mesmo no uso diário em tarefas.

Diferente da reciclagem, no upcycling os materiais a princípio considerados como lixo, não demandam mudança de seu estado através de nenhum tipo de processo. Eles mantém suas características, mas passam a servir a outro tipo de uso. Upcycling, nada mais é do que “dar um up”, ou seja, elevar o status daquilo que, se descartado ou mesmo reciclado, deixaria de existir. É a cultura do reuso por meio de soluções criativas.

Dentro desta concepção, a grife francesa Hermès se lançou nesta iniciativa, com a marca Petit h, que reutiliza materiais de descarte utilizados na fabricação de suas peças, para recriar objetos de design.

O upcycling está sendo amplamente aplicado, ao melhor estilo “tudo se transforma”, dispensando a necessidade de novas matéria-primas, o que reduz consumo de energia e a poluição do ar e da água. Na moda, a referência é a marca americana Reformation, fundada a partir da vontade de minimizar os impactos negativos que a indústria causa ao meio ambiente. São roupas feitas de reaproveitamento de tecidos, com redesign e responsabilidade.

Aqui no Brasil, o destaque vai para a carioca Gabriela Mazepa, que tem como parceiras em suas criações, costureiras independentes e de cooperativas em comunidades do Rio de Janeiro.

Já a marca gaúcha Insecta Shoes, produz sapatos sem a utilização de nenhum material de origem animal, reaproveitando tecidos de roupas. Entendendo a emergência da necessidade de desacelerar o consumo e a produção desenfreados que sobrecarregam o ambiente e a sociedade, a cultura do upcycling traz consigo a ideia de sermos mais reponsáveis pelo lixo que descartamos, pela natureza e incentiva o nosso potencial criativo. É acessível, pois todos somos capazes de reinventar nossos objetos e nossa própria maneira de pensar os objetos. É exclusiva, já que nunca um resultado será igual ao outro, agregando valor a cada objeto.

Eu acredito que, com o tempo, além de sermos mais sustentáveis e responsáveis com o mundo ao nosso redor, também abriremos portas para nossa criatividade, que ficará mais aguçada em vista de tantas questões a serem resolvidas neste futuro próximo que nos aguarda. Juntos somos mais fortes, vamos?

Beijos,

Carteira de Bolso

Carteira de Bolso

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *