De bicicleta ou a pé: o importante é se mexer!

Vá de bicicleta

Mesmo com cada vez mais bicicletas nas ruas, muitas pessoas ainda estranham quem deixa o carro de lado para pedalar para o trabalho ou em outras atividades rotineiras. Mas a verdade é que Com as facilidades da vida moderna, o sedentarismo ganha cada vez mais espaço no dia a dia, gerando ou agravando problemas de saúde e cabe a cada um procurar manter práticas saudáveis para fugir dos malefícios de uma rotina acomodada. Andar de bicicleta (ou à pé) quando possível é uma das dicas sustentáveis que podem tornar seus dias menos estressantes e mais saudáveis!

Exercícios simples, como caminhar ou andar de bicicleta, ajudam a prevenir doenças crônicas como obesidade, colesterol alto e hipertensão. No caso do ciclismo, os benefícios são tanto físicos quanto emocionais, contribuindo muito para a qualidade de vida.

Como atividade aeróbica, gera perda de peso, ajuda a equilibrar a pressão e os níveis de triglicérides. Também trabalha equilíbrio e confiança, além de relaxar e combater o estresse. Muitas pessoas buscam a bicicleta como alternativa de locomoção e acabam ganhando fôlego e bem-estar. Acredite, chegar ao escritório pedalando trará muito mais disposição para seu dia!

“Mas e o calor?”

Para moradores de cidades com temperaturas elevadas, principalmente no verão, isso é uma grande questão. Mas saiba que, assim como qualquer hábito, pedalar também é um! E à medida que você desenvolvê-lo e aprimorá-lo, menos energia você precisará gastar para se locomover. Se você não pedala, provavelmente no início você irá suar mais do que uma pessoa que já pedala há algum tempo, já que seu corpo não está habituado àquilo. Porém, é algo que em poucas semanas você e o seu corpo irão se acostumar.

Atente-se, aos poucos, para o ritmo de pedaladas. Especialmente se você estiver de roupa social e não quiser ficar ensopado. Escolha um ritmo suave e constante, respirando de forma tranquila!

Não esqueça de escolher um trajeto arejado, com sombras e sempre levar uma garrafa d’água e um paninho, se for um caminho mais longo. Com o tempo, você nem sentirá a dificuldade. Aproveite o inverno para começar e quando o verão chegar, você já estará craque!

“Mas eu não sei andar de bicicleta!”

Não tem problema! Não é demérito nenhum não saber andar ou não ter muita segurança com a bike. O importante é ter em mente que não há idade melhor para aprender do que essa em que você está: a idade da conscientização. Conscientização com o meio ambiente, com a sua saúde e com os desafios que você tem consigo mesmo. Nunca é tarde para aprender!

Existem vários projetos que ajudam pessoas a perderem o medo! Um deles é o Bike Anjo, uma rede de ciclistas apaixonados pela bicicleta que promove, mobiliza e ajuda pessoas a começarem a utilizar esse veículo nas cidades.

E se você já souber pedalar, você pode participar da iniciativa do Bike Anjo e ajudar várias pessoas a introduzirem melhor esse hábito na vida delas! Basta acessar o site do projeto e se informar melhor sobre suas atuações em cada estado.

Mesa Adulto - Crafta

Mesa Adulto – Crafta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *