Valores pós-materialistas: entenda a nova forma de enxergar a vida

Valores

Nos últimos tempos, vêm surgindo valores entre as pessoas que consistem em uma nova forma de enxergar a vida, começando pelo abandono da prática de consumo excessiva.

Inglehart, na década de 1970, já tentava explicar que os valores políticos surgem das necessidades individuais durante o processo de socialização e com isso, surgiram os termos materialismo e pós-materialismo. Para ele, a preocupação com bens materiais e inseguranças econômicas fazia com que políticos priorizassem a força econômica e militar.

Com esse foco, as pessoas passaram a correr contra o tempo, priorizando o trabalho e aumentando os níveis de estresse – o que é um caminho que sabemos que não pode ser considerado bom e indicado para ninguém em sã consciência.

A chegada dos valores pós-materialistas

Os novos valores pós-materialistas surgiram quando as pessoas começaram a experimentar uma vida social além da preocupação econômica. Os pós-materialistas começam então a valorizar ideias, os laços sociais, a autoestima e a igualdade de oportunidades.

Na história da humanidade, sempre existiram fases onde as pessoas chegaram a extremos de comportamento, o que fez com que o momento logo depois desse fosse o oposto. A vida é cíclica e sempre estaremos voltando às origens, com uma nova abordagem e novos aprendizados.

O mais importante é entender o que isso traz de benefícios e mudar aos poucos os nossos hábitos. Além disso, transmitir esses valores para a família e principalmente aos mais novos, que serão a próxima geração.

Pensar na forma de consumo, entendendo o seu impacto tanto para o mundo quanto para nós mesmos, fará a diferença e dessa forma teremos um mundo mais saudável em todos os sentidos. Que tal aproveitar essa onda para rever suas atitudes e desacelerar o consumo devagar, até entender que o simples basta e faz muito feliz? Pratique o amor e viva, sempre querendo ser alguém melhor!

Bolsa Transversal Natividade Amarelo - Rede Asta

Bolsa Transversal Natividade Amarelo – Rede Asta

Comprar

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *