Veganismo no universo da moda

veganismo

O veganismo não é algo restrito à uma época ou à uma parte do mundo. É um movimento que só tende a crescer por diversas motivações, sendo a ética em relação às outras espécies de animais a mais evidente. É óbvio que, com toda essa popularização, o veganismo tenha entre seus adeptos pessoas famosas, o que é ótimo para espalhar pelo mundo esse estilo de vida que só tem coisas boas a nos acrescentar. Visando acompanhar esse movimento, o universo da moda também está se adaptando e incluindo cada vez mais estes preceitos, criando a moda vegana.

Ser vegano significa não consumir nada de origem animal, seja na alimentação, no vestuário ou em qualquer outra atividade que envolva sofrimento animal. É uma postura política e tem impacto positivo no meio-ambiente não só por não explorar animais, mas também por promover um consumo mais consciente e menos poluente.

No universo da moda vegana, isso significa não usar materiais como lã, seda, couro, borracha, poliuretano, cola e quaisquer outros materiais animais ou poluentes. Dessa maneira as matérias-primas são cuidadosamente escolhidas, priorizando fibras naturais como o tecido de bambu e a mandioca para substituir o plástico.

Marcas que seguem o veganismo

O movimento Menos 1 Lixo separou uma lista de marcas incríveis de moda vegana, para você começar a fazer escolhas mais sustentáveis e que fazem o bem! Confira algumas:

Joya da Terra

Uma marca super ecológica, que cria produtos sem agrotóxicos, que promovem um estilo de vida mais saudável para todas as pessoas. A marca promove uma economia circular sem desperdícios, reduzindo a necessidade de consumo de à base de petróleo e diminuindo as emissões de carbono no meio ambiente. Cada peça é única, 100% feita à mão e testada em laboratórios de padrão Europeu para garantir que a palmilha de fibra de coco ofereça um conforto natural, eficiente e sustentável. Nossa foto de capa, inclusive, é de um dos calçados da Joya da Terra!

Ahlma

A marca vai além das peças criadas coletivamente com consciência ecológica e oferece, na loja física, no Rio de Janeiro, um ‘laboratório’ para pequenos consertos e customizações, além de uma mini lavanderia ecológica e o ‘Armário de Memórias’, uma arara de troca exclusiva para clientes.

Insecta Shoes

Uma marca de sapatos apaixonante. Além de estampas coloridas e lindas, a Insecta transforma peças de roupas usadas e garrafas de plástico recicladas em sapatos. São tecidos variados e estampas daqueles modelitos abandonados que viram botas, oxfords, sandálias e slippers veganos, sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal.

Svetlana

A Svetlana não utiliza couro, camurça, pele, seda, e nada testado em animais. Criada pela estilista, designer e “vegana de carteirinha” Mariana Iacia (que já trabalhou em gigantes como Alberta Ferretti, Moschino, Jean Paul Gaultier e Stella McCartney) a marca que pratica a moda vegana traz um ar de cinema B europeu, de artistas de rua e se propõe a criar roupas para pessoas do mundo.

Zerezes

Uma marca de óculos carioca, que utiliza materiais de baixo impacto ambiental e alto impacto sensorial com a preocupação de durabilidade, conceito essencial no que diz respeito ao consumo consciente.  Os modelos são super estilosos e feitos com base no reaproveitamento de resíduos das madeiras, utilizando serragem e uma resina de base vegetal.

 

Bolsa Pirarupet - Rede Asta

Bolsa Pirarupet – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *