A vida das abelhas e o caos ambiental

Abelhas

Quem nunca foi picado por uma abelha? A dor é memorável e faz com que em todo próximo encontro com o pequeno inseto nossa reação seja a de afastar com total repulsa. Mas o bem que este animal faz para a nossa vida e toda a organização do meio ambiente é extremamente maior que o seu tamanho ou mesmo a dor de sua picada. As abelhas são responsáveis pela polinização de até 90% da vida vegetal. Isso significa que elas são as maiores responsáveis, em todo o globo, pela fecundação das flores que venham a dar fruto, nosso alimento. Por isso, é precisamos estar atento à vida das abelhas, sua preservação e a qualquer sinal de sua extinção.

Ao transportarem o pólen de uma flor para a outra, as abelhas configuram o meio mais ágil para a proliferação das espécies vegetais. Tal fecundação ocorre mesmo através do vento, água ou outros insetos, mas nunca em mesma proporção. As abelhas não são somente mais ágeis no voo, como se instalam em uma região e estudam todo o funcionamento biológico daquele território, para saberem quando executar seu trabalho com maior eficácia.

Abobrinha, maracujá, berinjela, melancia e diversas outras frutas e vegetais são o fruto desse trabalho, que vai muito além de produzir mel. Porém, espalha-se o debate acerca de uma grande ameaça a esse funcionamento, o chamado Síndrome do Colapso das Abelhas.

Por conta da destruição cada vez maior do ambiente das abelhas humanas e do uso também cada vez mais intensivo de agrotóxicos, países como o Reino Unido hoje possuem apenas 25% do número de abelhas que seria o ideal para a polinização. Grandes empresas produzem pesticidas, com o pretexto de proteger os alimentos, quando na verdade afastam aqueles que mais precisam estar em contato com as plantas, as abelhas  (leia aqui ). E qual é esse risco?

A importância das abelhas em nosso ecossistema

Com uma possível extinção das abelhas, há também a queda na produção ou até mesmo existência de boas partes dos vegetais conhecidos. Elas são membro necessário nesse ciclo natural. E mais do que uma ameaça à nossa alimentação direta desses vegetais, toda a escala de produção de carne também é afetada, pois a maioria dos animais de consumo humano, como o principal gado, são herbívoros e se alimentam de tais vegetais.

Ainda que leve anos, ou que o quadro pareça ser, num primeiro momento, apocalíptico, a preocupação é real. É um debate sobre como, mais uma vez, a atuação humana em desrespeito às outras formas de vida na terra afetam diretamente o ciclo natural e a nossa própria vida.

Por isso, a campanha online “Junte-se antes que a última abelha morra” busca levar especialistas para testemunhar em órgãos do governo, financiar estudos que detalham o quanto as plantações irão se beneficiar sem o uso de pesticidas e lançar uma mega campanha de proibição total do uso desses produtos químicos. Acesse:https://goo.gl/Kc6XFo para se informar sobre essa causa e como contribuir.

 

A vida das abelhas é tão importante quanto a nossa vida!

 

Móbile Porta Retrato Verde 6 Fotos - Rede Asta

Móbile Porta Retrato Verde 6 Fotos – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *