A dieta do outono

Tigelas e canecas Bemglô

Tigelas e canecas Bemglô

Comprar

Quando me perguntam “o que fazer para emagrecer” e pedem uma resposta breve, costumo dizer: “coma menos”. Sei que a resposta não deveria ser simples assim, mas em resumo, vai acabar caindo nisso. Reduzir a quantidade principalmente dos carboidratos, é fundamental para a saúde de quem é ou já foi obeso. Comer menos faz parte de uma disciplina de vida.
Existem vários caminhos para emagrecer de forma rápida ou lenta. Lentamente é mais saudável, mas as pessoas estão cada vez mais urgentes. Quanto mais compulsivo, mais urgente é. Para muitos compulsivos uma dieta radical funciona, muda-se o foco da compulsão, emagrece-se, mas rapidamente volta tudo de novo. Quem tem um peso a mais e não aprende a ter uma educação alimentar torna-se um iô-iô na balança.
O outono é a melhor estação para começar uma dieta. Sei que na verdade, dependendo da mensagem que enviamos ao nosso cérebro, podemos iniciar uma dieta bem sucedida em qualquer fase do ano. Já tive excelentes resultados em pessoas que me procuraram pela primeira vez às vésperas do Natal, Ano Novo ou Carnaval, mas digo que o outono é a melhor fase por que esta estação é energeticamente ligada à disciplina, às escolhas e arrumação da casa da nossa cabeça.
Alimentar-se bem remete à disciplina nas quantidades e horários. Sendo assim, de fato limpe a sua despensa e tire de sua lista de compras os alimentos mais gordos e açucarados. Dentro do pensamento Taoísta no Outono também é indicado priorizar a limpeza dos pulmões, portanto, fará parte deste movimento de Disciplina uma atividade física regular, pois todas se bem praticadas, melhoram a nossa capacidade respiratória.

JC – A Dieta do Outono

Café da Manhã
• Beba 1 copo de água morna (ajuda a lavar a orofaringe e língua).
• Coma 1 fruta entre: Mamão ou 1 laranja com o bagaço (auxiliam no funcionamento dos intestinos e imunidade).
• Para ter energia escolha entre: pão integral (2 fatias) ou batata doce cozida ou tapioca (pequena) com pouca manteiga ou cottage ou ricota.
Chás (estimulantes): maçã com canela, frutas vermelhas, hibisco, chá preto ou branco.
Intervalo
Comer entre as refeições principais ajuda a manter ativo o metabolismo ao longo da manhã e assegura chegar ao almoço com menos fome.
Suco Verde: é bom para imunidade e como fluidificante de muco respiratório. Um suco verde básico pode ser feito batendo (com água) no liquidificador 1 maçã, suco de 1 limão (ou de 1 laranja ou 1 fatia de abacaxi), 2 folhas de couve, 1 colher de sopa de salsa e uma lasca de gengibre.
Outras opções: Suco de acerola, tangerina, pitanga ou abacaxi (fontes de vitamina C)
Almoço:
• Salada verde de entrada. Entre as folhas priorize o agrião e a cebola (fluidificam muco). Tempere com limão, azeite e pouco sal.
• Leguminosas ou grãos: auxiliam na imunidade (ricas em ferro e zinco) e ajudam a secar secreções. Entre eles: todos os tipos de feijões, grão de bico e lentilha.
• Uma fonte de proteína (para imunidade e energia Yang): pode ser carne, peixe, frutos do mar, ave, tofu ou cogumelos. É importante que tenha pouca gordura.
• Hortaliças cozidas ou refogadas – couve, brócolis, espinafre, cenoura, chuchu ,… com temperos ardidos (pimentas, alho, açafrão,…) por serem termogênicos e fluidificantes de secreções.
De tarde:
• Suco de abacaxi com gengibre ou acerola ou pitanga – são fontes de Vitamina C. Auxiliam na imunidade e eliminação de muco.
• 2 Castanhas do Pará ou 2 Nozes (fontes de Vitamina E e Fosfatidilcolina – indicadas como antioxidantes e para nutrição do cérebro).
Jantar:
• Sopa feita com 1 só Legume e temperos (alho, alho porró, cebola, cebolinha…). As chamadas “sopas de entulho” que misturam vários legumes não são indicadas. O melhor é fazer as “monosopas” como sopa de cenoura ou de abobrinha, ou abóbora… sopas simples assim guardam a identidade com no sabor e são fácimente digeridas.
Como variante das sopas, pode-se também montar um prato com 1 raiz, vegetais cozidos e uma fonte de proteína. Seria assim:
• Entre as Raízes: Aipim, inhame ou um tipo de batata – assada ou cozida. Na dietética chinesa as raízes e tubérculos são indicadas a noite, para o recolhimento. Estes carboidratos nos darão substratos (glicogênio) para a prática da atividade física no dia seguinte.
• Uma fonte de Proteína: ave, peixe, ovos (cozidos, mexidos ou omelete) ou tofu ou cogumelos. Evitar a carne bovina a noite, para uma melhor digestão.
• Hortaliças para acompanhar: só as cozidas ou refogadas (para ter uma digestão facilitada). As cruas são indicadas de dia, enquanto que as cozidas, de noite.
Antes de dormir:
Uma fruta assada com canela nos dá a sensação de doce e aconchego. Escolher entre banana, pera, maçã, abacaxi ou morangos. Chás: erva doce, cidreira ou camomila, com uma lasca de gengibre (possui ação anti-inflamatória e mucolítica) ou uma pitada de açafrão (seu uso regular previne câncer).
Até a próxima,
Dr. João Curvo.

1 Comment

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux