A história das flores

Ah, que bom que você veio! Essa semana vamos falar sobre a arte de ser florista e sua inspiração, as flores. E para falar com autoridade no assunto, resolvemos convidar uma florista pra lá de Bemglô para nos ajudar nessa tarefa, a Helena Lunardelli, que é expert no assunto. Ela que irá conduzir essa jornada, desfrute!

 

Olá! Meu nome é Helena Lunardelli, sou florista e trabalho há algum tempo no ramo já. Como já deve imaginar as flores sempre foram minha fonte de inspiração e admiração, então será um prazer partilhar um pouquinho desse universo com você, aposto que você vai se apaixonar. Vem comigo!

Os primeiros arranjos de flores datam de 2800 a.C lá no Egito. Sim, há muito tempo atrás! Naquela época era bem comum encontrar ilustrações de vasos com flores, inclusive na arquitetura, como nas sancas, colunas e frisos. Já os gregos não tinham o hábito de colocar flores em vasos como forma de decoração, e sim junto às frutas. Diferente né? Esses arranjos eram montados no chão como uma espécie de oferenda para os Deuses. Inclusive na Grécia Antiga, era de bom grado que as mulheres que estivessem prestes a se casar fazer homenagem a Hera, esposa de Zeus, montando um grande e bonito arranjo de flores e frutas, como forma de respeito e gratidão.

Durante a Idade Média as flores possuíam um propósito bem específico: amenizar odores. Nessa época, a Europa sofria com a grande escassez de água, sem falar do frio que fazia. Então as pessoas não tinham o hábito do banho como nós temos. Logo, o cheiro que eles exalavam não eram um dos melhores. E exatamente por esse motivo foi desenvolvido o buque de flores, com o propósito de perfumar a noiva e dissipar o mau cheiro dos demais convidados. Interessante né? Eis os perfumes franceses que não me deixam mentir, o perfume forte e a longa fixação são heranças desse período.

No Oriente os hábitos mudam um pouco. Na china, por exemplo, é comum usarem flores durante o ritual religioso e para fins medicinais. Uma curiosidade bem interessante é que a primeira escola de flores do mundo foi criada no Japão por monges budistas, você sabia? Chamava-se Ikebono, mudando hoje para Ikebana. Samurais, antigos guerreiros e nobres costumavam frequentá-la. E tem quem ache que flores é coisa de mulherzinha…

Espero que tenha gostado. Foi super bacana compartilhar esse pedacinho de conhecimento com você!

Até a próxima! ♥

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux