Ações sustentáveis para cuidarmos da água

água

Começamos o mês de Abril guiados pelo objetivo 6 da Agenda 2030: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. Para ajudar a torná-lo realidade, precisamos buscar cada vez mais inserir ações sustentáveis na nossa rotina, que possibilitem uma melhor gestão da água, nossa fonte primordial da nossa vida!

Por isso, separamos algumas dicas acessíveis para você implementar em casa, e começar desde já a gerenciar melhor o uso da água no dia a dia. Olha só!

“Pequenas” atitudes fazem a diferença

Chuveiro aberto por muito tempo, torneiras desperdiçando água enquanto escova-se os dentes, lavar a calçada com mangueira, jogar o óleo da fritura pelo ralo da pia… esses são alguns dos exemplos de como no nosso dia a dia acabamos fazendo com que a quantidade de água que usamos no dia a dia seja desnecessariamente alta. Fiscalize-se! Procure sempre manter a torneira fechada ao escovar os dentes, se barbear, tomar banho ou ao ensaboar as louças e talheres. Outra boa dica é utilizar detergentes biodegradáveis na hora de lavar as louças, pois assim reduzimos a quantidade de químicos na natureza. Já com relação ao óleo, procure fazer o descarte correto! O portal Ecycle ensina como fazer aqui.

Por fim, procure varrer a calçada, ao invés de lavar. E se for pra lavar, utilize um balde. O mesmo vale para os carros! A troca da mangueira pelo balde pode resultar numa economia de até 180 litros de água por lavagem.

Faça uso consciente das suas roupas (e da máquina de lavar)

Como bem disse Chiara Gadaleta no Portal Ecoera, “repetir o mesmo look deixou de ser falta de criatividade para se tornar uma bandeira. Além de enfatizar seu estilo pessoal, estamos promovendo o uso consciente da água deixando de lavar desnecessariamente as roupas do nosso dia a dia.”

Por isso, invista nos looks repetidos sim! Além disso, quando for utilizar a máquina de lavar, procure sempre usar na carga máxima e lavar o máximo de peças de uma só vez. E se alguma peça estiver manchada, procure remover a mancha manualmente. Dessa forma a duração da lavagem pode ser reduzida e o consumo de água também.

É importante frisar que uma máquina de lavar roupas pode gastar até 160 litros de água numa lavagem, portanto, faça uso consciente da mesma! Armazenar esta água (em recipiente fechado), para lavar o quintal posteriormente, pode gerar uma boa economia e também é uma ótima ideia.

Procure marcas que promovem sustentabilidade

Quando for comprar alguma peça de vestuário nova, por exemplo, esteja sempre alerta com relação à composição dos tecidos, instruções de lavagem e outras informações que indiquem políticas de reuso de água nas etiquetas. Especialmente no caso dos jeans, pois são peças que utilizam quantidades alarmantes de água em sua produção.

A mesma atenção é necessária nas compras de mercado. Escolha os alimentos buscando informações de quanta água foi utilizada no processo de produção. Por exemplo, para produzir um quilo de carne bovina são necessários aproximadamente 15 mil litros de água. Já a mesma quantidade de carne de frango exige quase quatro mil litros. Busque sempre se informar e faça escolhas conscientes.

Ensine as crianças sobre o consumo consciente da água

Dar o exemplo para os pequenos é uma excelente forma de reestruturar os hábitos de consumo em casa. Comece por uma lista de tarefas, com itens que podem servir como metas, como reduzir o tempo de banho em cinco minutos por pessoa, coletar a água que cai do chuveiro enquanto a temperatura está sendo regulada e outras ações que resultem em economia. Ensine-as sobre como reutilizar a água, promova o maior contato com a natureza e peça para elas ajudarem a fiscalizar em casa se todo mundo está fazendo a sua parte. Criar esse senso de responsabilidade com o meio ambiente desde novos pode, e muito, ajudar a criar uma geração mais consciente e engajada com a natureza.

 

A água é a fonte primordial da nossa vida. Absolutamente tudo a nossa volta precisou de água em algum momento da produção. Pequenas atitudes podem, sim, fazer a diferença. Portanto, comece agora a mudar seus hábitos, propague essa reeducação e vamos juntos buscar um futuro mais saudável!

 

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux