Água na Agenda 2030

Salve, glorioses! Abril será o mês da água na Bemglô. Temos como inspiração o Objetivo 6 da Agenda 2030: “Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos”.

Os 190 países que assinaram o documento sabem que a água é uma matéria prima finita. Sim, ela pode acabar se não tratarmos do saneamento e do abastecimento de forma ecologicamente responsável. Apenas 2,5% de toda a água do nosso planeta é doce, e é dessa pequeno percentual que sai o nosso consumo, a produção alimentícia e a geração de energia!

Aqui no Brasil 70% da energia vem de hidroelétricas. Além disso, 52% de toda a água potável disponível é destinada à irrigação na agricultura. Nunca é demais lembrarmos que, de fato, a água é a base de nossa vida e, consequentemente, do funcionamento da nossa sociedade.

Objetivo 6: Água e Saneamento

Por essa razão, a ONU organizou algumas metas para que, com estas ações integradas, os países alcancem a gestão sustentável da água: “aumentar o acesso a saneamento” que, por sua vez, irá “melhorar a qualidade, reduzindo a poluição“. Paralelamente a isso, atentar para “a eficiência do uso da água em todos os setores“. Sabemos que a água precisa da vegetação para se desenvolver, portanto é fundamental “restaurar ecossistemas relacionados com a água“, além de “apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais”.

Nós, sociedade, somos os grandes incentivadores e fiscalizadores dessas transformações. Defender a Agenda 2030 é urgente, e devemos cobrar para que os governos se alinhem a ela, se comprometendo com a preservação do pouco de água que temos.

A natureza é perfeita e auto-regeneradora como qualquer organismo vivo. Ao preservar os ecossistemas, eles próprios são suficientes para suprir as necessidades das nossas cidades. Por isso é tão importante a sustentabilidade – a única forma de garantir as necessidades do presente sem afetar as possibilidades do futuro.

O que cada um de nós pode fazer é a reflexão diária sobre os nossos hábitos, a forma como utilizamos a água, praticando a sustentabilidade e compartilhando esse ideal com nossa família e amigos.

Temos 11 anos para fazer a Agenda 2030 alcançar todos os seus objetivos. Nós seremos os maiores beneficiados. O que vocês acham de fazer parte dessa solução?

Um beijo e até a próxima Quarta Gloriosa.

 

 

 

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux