Alimentação infantil consciente para uma geração mais saudável

Muito mais do que a preocupação com nutrientes e vitaminas, a alimentação e o hábito de preparar os próprios alimentos é um processo de desenvolvimento muito rico para as crianças. É desse ponto que parte o “Dêxa eeuuu!!!”, novo livro da engenheira de alimentos, cozinheira e mãe Mayra Abbondanza.

Como Mayra pontua, falamos de uma geração “que pede espaço para ser protagonista, não só de sua própria alimentação, como de todos os caminhos de sua vida”. Por isso, permitir que as crianças interajam com os alimentos, é uma forma de instigá-los a hábitos mais saudáveis, despertar neles o interesse pela comida, e consequentemente formar jovens mais conscientes.

Ao total no novo livro, são 80 receitas interativas que envolvem a alimentação com o universo lúdico das crianças. Abaixo, Mayra separou duas:

Granola caseira com iogurte e mel
1 xícara de chá de aveia em flocos grossos
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1 xícara de mel (ou melaço de cana)
1 xícara de chá de castanha de caju
1 xícara de chá de semente de girassol
1 xícara de chá de amêndoas laminadas
1 xícara de chá de coco seco em flocos
1 xícara de chá de damascos secos em fatias finas
2 colheres de sopa de uvas passas
3 colheres de sopa de óleo de castanhas (pode ser substituídopor outro de sua preferência)
1 colher de sopa de chocolate em pó
2 colheres de chá de canela em pó
1 colher de café de essência de baunílha
1 colher de café de sal

Preparo: Num recipiente grande, junte todos os ingredientes secos e mexa bem. Na sequência, misture os úmidos com a ajuda de uma espátula, mexendo até tudo estar completamente misturado. Espalhe os ingredientes sobre uma assadeira coberta com papel-manteiga e leve ao forno baixo por aproximadamente 40 minutos ou até estar bem dourado – mexa a granola 1 a 2 vezes durante o tempo de forno. Solte a granola quando totalmente fria e misture as frutas secas. Guarde em recipiente fechado por até 10 dias em local seco e ao abrido da luz.

Cada receita acompanha um indicativo da participação possível das crianças a partir da idade. Assim como uma brincadeira relacionada com a receita. Confira abaixo.

Pão de queijo multigrãos
1 xícara de polvilho doce
1/4 de xícara de polvilho azedo
1 pitada de sal
1/4 de xícara de óleo
1/2 xícara de leite
300g de queijo meia cura ralado
1 ovo
1 colher de sopa de semente de chia ou linhaça (opcional)

Preparo: Misture o polvilho doce, azedo e o sal em uma tigela. Esquente o óleo, acrescente o leite e despeje sobre eles os ingredientes secos, mexendo com uma colher. Junte o ovo e a semente de chia ou linhaça e amasse por alguns minutos, até a massa ficar homogênea. Por último, coloque o queijo ralado e misture bem. Com uma colher de chá, faça bolinhas de massa. Coloque em uma assadeira untada com óleo. Lev ao forno baixo (preaquecido) por 15 minutos ou até dourarem.

Viram como cozinhar pode ser inclusivo e um momento de grande aprendizado para as crianças? Conheçam mais do trabalho da Mayra no site: www.mayraa.com.br e não deixe de comprar o livro “Dêxa eeuuu!!!” clicando aqui.

 

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux