Alimentação saudável e sem agrotóxicos

alimentação

Salve, Gloriosxs! Como vocês já vem acompanhando nessa primeira semana do ano, a Agenda 2030, documento da ONU firmado com 193 países em prol de uma sociedade mais justa, igual e sustentável, é o nosso novo compromisso.

Trata-se de um enorme desafio que depende de cada pessoa, em todas as suas práticas diárias, para que se realize. Está na hora de revermos nossas escolhas, já que elas afetam o nosso coletivo e o nosso futuro. Dependemos do oxigênio, da água, da terra… e é importante que tudo isso permaneça saudável porque disso sobrevivemos, seres-humanos habitantes do planeta Terra.

As primeiras metas da Agenda 2030 são “Erradicação Da Pobreza”, “Fome-Zero e Agricultura Sustentável”.

A agricultura familiar é uma importante ferramenta no sentido da erradicação da pobreza e, claro, fome zero; através de sua produção de orgânicos (traço obrigatório na agricultura sustentável), respeitando a lógica de garantir as necessidades do presente sem atrapalhar as chances de um futuro. Uma agricultura familiar forte gera renda, empregos, fortalece a economia local, e promove uma relação sustentável com a natureza e uma alimentação de qualidade.

Por onde começar a nossa mudança na alimentação

Mas como podemos contribuir com isso? Apoiando os pequenos agricultores e fortalecendo a economia circular (já falei sobre aqui), participando das campanhas contra os transgênicos e os agrotóxicos, e exigindo o direito de não sermos afetados por tais venenos. A Organização Pan-Americana da Saúde, que é a mais antiga do mundo, já divulgou que 193 mil pessoas morrem ao ano por conta de contaminação de agrotóxicos. Vida saudável e alimentos cheios de pesticidas não caminham juntos.

Em  São Paulo, o  Mercadão Municipal é o lugar mais fácil para você encontrar alimentos orgânicos diretamente de quem produz. O mesmo ocorre no Cadeg aqui no Rio de Janeiro. Aliás, já conhecem  o Mapa das Feiras Orgânicas, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor? O site lista mais de 800 pontos de venda de orgânicos por todo o país, de norte a sul e em todos os 27 estados. É muito simples acessar e encontrar as feiras mais próximas da sua casa.

Alimentação é coisa séria e é a base da nossa  saúde, bem como do nosso planeta. Todos nós temos o direito a uma alimentação de qualidade, que incentivamos ao apoiar os produtores que respeitam os limites do meio-ambiente. Essa é a nossa meta aqui na Bemglô em 2019, juntes na missão de #compartilharoquefazbem.

Posso contar com você?

Um beijo e até a próxima Quarta Gloriosa.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux