Alimentação, saúde e bem-estar

Salve, Glorioses. Entende-se a saúde como o equilíbrio dinâmico entre um organismo e seu ambiente, permitindo um estado de boa disposição física e psíquica. Por sua vez, bem-estar é o estado de satisfação plena das exigências do corpo e/ou do espírito, o que gera sensação de segurança, conforto, tranquilidade.

Bem-estar e a contribuição da alimentação

Nessa máquina perfeita que é o nosso organismo, os alimentos são o seu “combustível”. Ao realizar uma refeição rica em nutrientes, estas substâncias são transformadas em matéria prima para nossos processos metabólicos. Graças a esses nutrientes, glândulas como a tireóide, os ovários e os testículos produzem hormônios. Os neurônios produzem neurotransmissores, como  serotonina (prazer) e dopamina (recompensa), e produzem também anti-inflamatório (corticosterona da glândula adrenal), anticorpos (sistema de resposta imune), células de defesa imunológica e muscular, neurônios, vasos, pele, além de uma infinidade de subprodutos.

A partir dos nutrientes, contidos nos alimentos, nosso organismo consegue responder adequadamente aos estímulos da vida, disponibilizando recursos para a sua auto-regulação. Isso é o que chamamos de saúde.

De acordo com a Epigenética (área da ciência que estuda a ação do meio-ambiente em nossos genes), hoje já se sabe que metais pesados como chumbo, mercúrio, alumínio, ou as radiações ionizantes como raios tipo UVA/UVB e Raio-X, modificam nossos genes bem como os fatores protetivos do nosso DNA , como a vitamina D.

Os remédios para quase todos os males estão nos alimentos ricos em nutrientes. Infelizmente, o uso dos agrotóxicos modificam inteiramente a química do solo, produzindo alimentos de baixo poder nutricional.

Nós somos, de fato, aquilo que comemos. Nossa constituição física é feita destes pequenos “tijolos” bioquímicos que ingerimos ao longo da vida, através do que chamamos de “comida”.

Por isso é tão importante escolher bem a matéria que irá constituir seu corpo. Quanto mais fresca e livre de agrotóxicos for a fonte alimentar, melhor será seu uso e aproveitamento pelo nosso corpo.

A verdadeira saúde e, consequente bem estar, é o equilíbrio que se estabelece dentro de nós.

 

 

 

 

(Contribuição Dra. Janaína Barboza)

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux