Alumínio reaproveitado na moda

Alumínio reaproveitado na moda

Criar peças com reaproveitamento e com estilo é uma tendência e é o caminho que está sendo aberto para uma modificação real no consumo. Na busca por soluções que diminuam a degradação do planeta, muitos conceitos vêm surgindo, além de encontrarmos peças cada vez mais únicas feitas dos mais diversos materiais.  Um deles é o alumínio, que vem sido utilizado cada vez mais na indústria da moda.

O Brasil é o maior reciclador de latas de alumínio do mundo, com 98% reciclados de um total estimado de 23 bilhões de unidades por ano, estando nessa posição há mais de 15 anos e sendo referência neste quesito para outros países. E ainda que a maior parte do alumínio reciclado seja destinado às latas de sucos, refrigerantes e cervejas, ele também é usado para fabricação de acessórios super estilosos.

O uso do alumínio nos acessórios

A utilização do alumínio para a confecção de acessórios torna-os mais leves, facilitando a criação de peças maiores e confortáveis. Além disso, o alumínio é ótimo no quesito durabilidade, pois o material não perde a cor e nem o brilho com facilidade.

O alumínio para a fabricação dessas peças vem da reciclagem de latas de bebidas, como no caso dos brincos e colares da Rede Asta. Por exemplo, o brinco e o colar Alma Lusidia, feito pelas artesãs do grupo Africanize, é produzido artesanalmente com o fundo de uma latinha de refrigerante e tem gancho de aço cirúrgico, o que minimiza as chances de reações alérgicas. Olha só que lindos:

Além das latinhas de refrigerante, outros objetos, como as cápsulas de café que contém alumínio, também podem ser utilizados para criar acessórios incríveis. É o caso do brinco Bola e da Pulseira Flores. As artesãs da Casa 7 trabalharam o material de um jeito incrível, dando formas super delicadas para os acessórios. Lindos!

Há também a possibilidade de misturar o alumínio com outros materiais recicláveis, como a garrafa PET. É o caso do brinco e colar Mandala PET, da Rede Asta. Filetes de garrafa pet foram transformados em um medalhão para quem tem estilo e bom gosto. Os detalhes prateados são de alumínio derivado de descarte e a corrente é de metal niquelado.

 

 

Essa era do Upcycling veio para nos provar que, com um pouco de criatividade, materiais que seriam descartados podem se tornar objetos tão diversos quanto altamente originais, cuja criação é divertida e econômica. Aproveite e se junte à essa moda elegante e contemporânea!

 

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux