Assertividade

assertividade

Usar de assertividade num mundo cheio de julgamentos e imposições é um desafio! Por exemplo, num grupo de pessoas aquela que diz “não” com facilidade acaba se destacando dos demais, provocando incômodo e outras reações, mas provavelmente é ela quem conseguirá alcançar seus objetivos pessoais melhor do que ninguém. Tenho percebido que pessoas excessivamente condescendentes acabam deixando de ser felizes em prol da satisfação de outras.

Segundo André Faro, doutor em psicologia e professor da Universidade Federal de Sergipe, “desde a infância, somos incentivados a nos esforçar para socializar com os outros. Num misto de solidariedade e compromisso, aprendemos a estar sempre à disposição”. Algumas vezes, precisamos deixar de lado a contemporização e dizer “não”! Há um momento em que só você pode decidir como agir. Muitas vezes, a insegurança toma conta e paralisa, nos fazendo retornar ao velho hábito de ouvir alguém antes de tomar decisões. Não há problema algum nisso, contanto que não o afaste de quem você é e o que você realmente deseja.

Assertividade e personalidade no dia a dia

Dentro de seus limites e mantendo suas características naturais, saber a hora de reagir é essencial a todos. Para tal, é preciso se conhecer , entender os próprios anseios na vida para garantir primeiramente aquele entusiasmo que dá o brilho no olhar e nos move.

Partir para ação, chegar junto, questionar, expor e trocar ideias é primordial e nos faz aprender com as diferenças! Sempre temos algo a descobrir e podemos viver com mais satisfação quando investimos nosso tempo e energia em nós mesmos e em nossas ambições, traçando metas e planos de conquista. Porém, é preciso entender que é impossível agradar todas as pessoas. Ceder aos desejos e vontades dos outros é a forma mais fácil de deixar de lado nossas próprias necessidades.

Quem é assertivo é seguro, sabe o que quer, não se intimida e entende que há momentos para estar sozinho mergulhando para dentro de si mesmo, ouvindo o que seu coração diz.

Para vencer, é preciso ser forte e às vezes dizer um “não, obrigado”. Escolher o que você realmente quer é a chave para ter mais tempo e energia para resolver os seus próprios problemas e questões. Ser assertivo é se colocar em primeiro lugar e ter o foco sempre nos seus sonhos e não deixar que nada nem ninguém te desestimule ou te coloque para baixo.

“Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa… Não deixe o ruído da opinião dos outros abafar a sua voz interior.” (Steve Jobs).

Beijos,

Gloria.

Reprodução Coração 3

Reprodução Coração 3

Comprar

1 Comment

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux